um anúncio literário

Intitulado Ela disse não, um curioso anúncio classificado chamou a atenção dos leitores do jornal gaúcho Zero Hora, em meados de junho deste ano. Com um “textão”, o anunciante de Porto Alegre colocava à venda um anel de ouro 18K – contando, para isso, sua triste história.

ELA DISSE NÃO

VENDE-SE anel de ouro 18k c/ brilhante, s/ uso, única (possível) dona declinou. Acendi velas, forrei o piso c/ pétalas (vermelho metálico) preparei talharim à carbonara (receita copiada da internet). Operei o saca-rolhas, servi 2 taças com malbec (argentino). Jazz (instrumental/americano) ao fundo. Antes da sobremesa: encostei joelho (direito) no piso soterrado por flores. Destampei o casulo aveludado. Proposta feita. Ao que parece, oportunidade única, p/ ela, nunca foi. Lacrimejou/berrou/culpou a rotina (1 clichê). C/ apenas 8 meses de uso, fui substituído por 1 rapazote 0km. 1 estagiário de Direito, 23 anos (revisado em rede social). Colega de trabalho, mais potência, 6 gomos no abdômen. Em péssimo estado, busco, ao menos, recompensa financeira. Voltei a fumar (clichê, 2). Bem que mamãe (falecida, 3 anos) sempre avisava: as coisas do coração não têm pisca-pisca. Enfim, negocia-se. Aceitamos ofertas/trocas/ombro amigo e histórias a combinar c/ essa. Envie p/: eladissenao@gmail.com”

Pouco depois de anunciado, o classificado viralizou no Facebook. Ao final de poucos dias, os próprios jornalistas do Zero Hora publicaram a real história: não tratava-se do relato de uma desilusão amorosa, mas um trabalho para a faculdade.

Mestrando em Letras da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Samir Arrage é o autor da publicação, que serviu como um experimento para a disciplina de literatura comparada de seu mestrado em escrita criativa.

Ainda assim, a repercussão foi enorme: Samir conta que recebeu cerca de 1000 emails. Muitas pessoas se interessaram pelo negócio e solicitaram mais informações sobre o anel à venda, outros se compadeceram pelo sofrimento do personagem.

“Tive a ideia de veicular esse miniconto de ficção, que nada tem a ver com minha história pessoal, como forma de experimentar a literatura invadindo outros espaços [o da publicidade em jornal]”, conta Arrage.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

One response

Comments are closed.