transfiguration

Esta performance é a história de um fracasso. A incapacidade de um pintor-escultor em dar vida às suas obras. Em um gesto desesperado, o pintor entrega seu corpo e vida ao barro que, derramado sobre sua pele, transforma-o em tela: o pintor é agora um dançarino.

Nascido no Congo em 1959, Olivier de Sagazan chegou a cursar Biologia, mas foi na prática da pintura e escultura que ele realmente se encontrou. Há 20 anos, o multi-artista dedica-se a um fazer artístico que poderia ser chamado de híbrido: combinando pintura, fotografia, escultura e performance, Olivier cria um universo imagético próprio e de forte impacto.
Em 1999, Olivier adentrou seu ateliê para inicar os estudos para a série performática que ilustra o post, Transfiguration. Partindo do desejo de retornar à pintura, o artista vai além e decide “anexá-la”: como uma espécie de rito de passagem, concebe uma cabeça de carne para produzir um verdadeiro colapso de identidade.

“Eu não sou o que eu acredito ser” – Olivier de Sagazan

E assim ele tenta codificar as inúmeras identidades indescritíveis que o constituem – assim como a todos nós.

A partir do barro, ele constroi camadas de argila/barro e tinta em seu rosto e corpo para transformar, desfigurar e destruir sua própria figura revelando um humano animalístico que busca fugir do mundo físico.

O trabalho é um reflexo destas concepções existenciais. Para ele, é chocante ver como a maioria das pessoas parece achar que é banal e normal estar vivo.

Olivier de Sagazan levou a performance à França, Coreia e Canadá, em galerias de arte, museus e festivais cinematográficos.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download lenevo firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=