thomaz farkas

O fotógrafo Thomaz Farkas foi um dos mais importantes artistas na sua área, provocando uma mudança de paradigma na chamada fotografia moderna brasileira.

Nascido em Budapeste, na Bulgária, em 1924, sua família veio ao Brasil em 1930. Seu pai foi fundador da Fotóptica, uma das primeiras lojas de equipamentos fotográficos do Brasil e sua trajetória começou logo cedo, flutuando entre as funções de fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema.

Suas imagens feitas nos anos 40 e 50 são identificadas com a visualidade desenvolvida pelas vanguardas européias e norte-americanas nas primeiras décadas do século XX: ângulos inusitados, closes, elementos seriados e composições geométricas. Os artistas modernos querem mostrar que a fotografia não é apenas um espelho da realidade, mas também uma técnica que proporciona outra maneira de ver o mundo.

Os enquadramentos, os jogos de luz e os pontos de vista de cima e de baixo se afastam da percepção convencional e, por vezes, aproximam a fotografia da pintura abstrata, elevando a fotografia de uma categoria meramente técnica à uma expressão artística representada em museus e espaços culturais, como o Instituto Moreira Salles e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

 

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course