The Nitrate Picture Show

O nitrato de celulose é uma composição produzida a partir da união entre a celulose (polpa da madeira) e ao ácido nítrico concentrado.
Sua capacidade de ser moldado em longas tiras, devido a sua elasticidade, possibilitou seu uso, por meio século, como o suporte de exibição de filmes, sendo mais conhecido por ‘celulóide’.

Outra característica particular é sua capacidade de auto-combustão.

Eram comuns os casos de incêndios que destruíam cinemas inteiros no século XIX, o que ocasionou tragédias como a do Cine Oberdan, em São Paulo, no ano de 1938. Sem a necessidade de calor para gerar a combustão, o que acontecia durante uma projeção, quando estava próxima de uma forte lâmpada, era, no mínimo, um grave risco. Um retrato disso é o clímax de ‘Cinema Paradiso’.

O celulóide foi posteriormente abandonado, mas sua particular qualidade de reproduzir imagens de maneira fiel e cristalina faz manter sua cultura viva até hoje.

O Nitrate Picture Show é um festival sediado no George Eastman Museum, em NY, e só exibe filmes que possuem sua cópia original em nitrato.

O “festival de cinema mais perigoso do mundo” já vai para seu quarto ano de existência (e sem acidentes, graças a um complexo sistema de segurança).

Além de cultivar a experiência original que consagrou o fenômeno do cinematógrafo mundialmente, os espectadores do festival argumentam que as cópias originais possuem um brilho único ao serem projetadas, diferentemente de uma certa opacidade presente nas cópias derivadas.

O celulóide existe na contradição entre uma mídia que resistiu ao desafio dos séculos sem perder qualidade, e o risco constante da combustão instantânea, tal qual um simples stories do Instagram.

Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

OUTRAS DO BLOG