SHIMA

O artista plástico e performer SHIMA apresenta uma ação comemorativa no próximo sábado, 30.07, na segunda edição da mostra de performances da Galeria Mezanino, a #MOVIMENTA2, em Pinheiros.

Ele trabalha com instalações e performances desde 1998, mas foi em 2005 que os temas recorrentes em seus trabalhos ganharam os primeiros contornos.

Investigando fatores de identidade e pertencimento e questões de como estar no mundo, o paulistano cujo nome “real” é Márcio Shimabukuro cria universos imagéticos nos quais seu alter-ego de corpo presente desconstroi a prática cotidiana ordinária para analisar os padrões e os esquemas tradicionais do fazer.

Em um permanente estado de crise, as personas que imergem e emergem de suas performances ressaltam os aspectos mais mecanizados e assimilados do chamado trato social.

O artista virou até personagem de um longa homônimo, escrito e produzido por David Quiles Guilló e com direção de Isaac Niemand. Criado no Brasil e filmado em Berlim, o longa conta a história de um personagem que encontra-se em uma prisão mental e tenta sair dela, criando seus próprios mecanismos. As imagens acima são stills do filme.

Shima já participou dos programas Rumos Artes Visuais (2008-2009), do Interações Florestais Terra Una (2010), da Bolsa Pampulha (2010-2011), e realizou residências na Holanda (European Ceramic Workcentre), Japão (Okinawa’s City Mayor), e Bélgica (Les Halles), entre outros. Seus trabalhos foram expostos em mais de 15 países.