SANTOS AMAURY

ARTISTA PLÁSTICO * ONDA#10 e COLAB#4

No ATRAVES\\, Amaury participou da onda#10 Inspiração: Movimento ensinando a fazer uma permacultura doméstica. As obras buscam valorizar a culinária e os alimentos de uma maneira simples e simbolizam uma atitude de fé e esperança de vida.

Anteriormente, ele participou do Fórum de Diálogos da COLAB#4 – INCERTEZA VIVA E O PROCESSO CRIATIVO, onde discutiu com a curadora Olivia Yassudo e o artista plástico Conrado Zanotto sobre a Bienal de 2016 e o conceito de incerteza no mundo contemporâneo.

Seu processo criativo baseia-se na caminhada como prática poética.

Buscando as relações entre território, convivência, prática e manifestações da arte, mapeia manifestações espontâneas do espaço urbano e seu entorno.

Nascido carioca e atual morador de São Paulo, foca seu interesse no diálogo entre a cidade e seus habitantes, seus resíduos e possibilidades de novas articulações, entendimentos e possibilidades.

Para o artista, a rua se constrói como um tecido vivo: percebe, no cenário urbano, uma série de pequenas construções e ações que apontam para uma existência mais humana e criativa com soluções simples e imediatas, sem grandes refinamentos estéticos.

Cabines de segurança, guaritas e pontos de táxi; barracos, pequenas vendas e favelas; intervenções urbanas e jardins improvisados, espalhados pela cidade criando corpo e se apropriando do espaço público de forma a torná-lo mais aconchegante atraem o olhar do artista, construindo, assim como o desenho traçado no solo pelos passos dos indivíduos que impõem sua vontade sobre o percurso proposto pela via pública, um mapeamento dos seus interesses e referências.

A Instalação – Suportes Ativados

Buscando soluções simples  dentro do universo da culinária e seus elementos naturais, Amaury assina junto com o Coletivo Amor de Madre a instalação Suportes Ativados, que acontece dentro da cozinha do salão do Clube Hebraica, durante a Parte – única feira brasileira voltada exclusivamente para a produção de arte contemporânea.

Sem grandes refinamentos, a instalação de estética guiada pelo espaço e materiais de apoio buscam, associados as formas orgânicas dos alimentos, ativar a cozinha a partir de elementos inerentes a esse espaço primordial do convívio.

ONDA

CONVIDADOS