revelação de uma artista

Vivian Maier nasceu em Nova York em primeiro de Fevereiro de 1926. Ainda jovem, foi para França, país de origem da sua família, antes de voltar definitivamente para os Estados Unidos, onde, durante quarenta anos de sua vida, trabalhou como babá. Ela gostava de se vestir com roupas masculinas, botas pesadas e caminhava com passos em movimentos semi-militares.

Passou sua vida entre dificuldades financeiras e, ao chegar a velhice, viu-se em apuros financeiros. Graças a um grupo de pessoas que foram cuidadas por ela quando jovens, ela pôde passar seus últimos anos de vida em um apartamento em Chicago.

Vivian viveu uma vida anônima.

Somente a sua morte, em 2009, alterou essa condição. Foi um pequeno obituário publicado na internet que permitiu ao historiador John Maloof identificar a fotografa de quem havia, acidentalmente, adquirido uma maleta de negativos em um leilão.

A descoberta de sua identidade permitiu a montagem de um acervo de cerca de 150.000 negativos, 3.000 impressões, centenas de rolos de filme, fitas de áudio e as câmeras originais da fotografa amadora. A sua obra já foi exibida em galerias do mundo todo.

Destaca-se, em suas fotos, os retratos realizados dentro da lógica de fotografo de rua. Vivian realizava retratos de anônimos dando individualidade e potência a cada um deles, retirando-os de sua aparente mediocridade. A câmera, sempre levemente mais baixa, denota força e autoridade aos personagens da cidade. A preferência pelos personagens excluídos e à margem da sociedade também é notável.

Vivian notoriamente era uma pessoa discreta e avessa a exposição. Sua fotografia, no entanto, parece apontar para a afirmação do indivíduo em seu universo particular através de sua representação visual. Ato que parece se estender e reafirmar em seus autorretratos.

A vida de Vivian Maier inspira a perceber como a criação artística e a criatividade podem existir de forma espontânea e intensa, indiscriminadamente. É um fogo intenso que, independente até do reconhecimento a partir da realização da obra, queima descontroladamente os que ousam se aproximar de sua chama.

Vivian viveu como uma artista.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course