registrando o movimento

Congelar um instante.

A intenção e vocação primeira da fotografia foi a de transformar a realidade em um retrato fiel, eterno e imutável. Essa ânsia, já presente na pintura realista, alcançou seu êxito e realização ao final do século XIX, com o surgimento da tecnologia fotográfica, ainda utilizando chapas de metal para a fixação de imagens.

Os tempos de exposição necessários para registrar uma imagem chegavam a superar algumas horas, exigindo dos modelos a concentração total afim de obter um retrato nítido. Posteriormente, a evolução tecnológica possibilitou o registro fotográfico em velocidades cada vez maiores, chegando a frações de segundo.

No entanto, o registro fotográfico do movimento continuou a ser um tema interessante e explorado por fotógrafos. Essas representações buscaram, na ação humana, uma maneira pouca usual de criar uma representação artística e poética da ação da dança, prolongando os movimentos em gestos que resistem aos efeitos do tempo.

Esse é o caso do americano Bill Wadman, que criou a série Dancers in Motion: uma série de dançarinos realizando seus movimentos e sendo congelados através do clique fotográfico. Veja algumas imagens do artista:

O fotografo japonês Shinichi Maruyan envereda pelo mesmo caminho. Seu trabalho é realizado em um processo de pós-produção que combina 10.000 fotos diferentes em uma só. Veja o resultado a seguir:

A tecnologia que permite as incursões no universo do poético é aquela que amplia as possibilidades de registro do real. O efêmero se torna registrável e, finalmente, matéria prima para arte.

 

para saber mais:

OUTRAS DO BLOG

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free