quem é o povo brasileiro?

O Povo Brasileiro é um marco nas teorias sociais brasileiras. A obra, escrita pelo antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) e lançada em 1995, aborda uma questão fundamental da história nacional: suas matrizes culturais e os seus mecanismos de formação étnica e cultural.

Para isso, o autor estabeleceu 5 “brasis” distintos: o sertanejo, o crioulo, o caboclo, o caipira e o sulino. Sua construção caminha pelas diversas matizes que constroem o Brasil, reconhecendo sua multiplicidade, mas ressaltando sua indivisível constituição:

(…) os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Vale dizer, uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições comuns mais significativo para todos que cada uma das variantes subculturais que diferenciaram os habitantes de uma região, os membros de uma classe ou descendentes de uma das matrizes formativas.
Mais que uma simples etnia, porém, o Brasil é uma etnia nacional, um povo‐nação, assentado num território próprio e enquadrado dentro de um mesmo Estado para nele viver seu destino.

Trate-se da obra final do autor, publicada pouco antes de sua morte. Sendo revestida de opiniões e impressões formadas pela experiência da vida do autor, o livro apresenta as formas através das quais a empresa “Brasil” moldou as zonas de habitação humana no território nacional e sua influência na miscigenação das 3 matrizes básicas formadoras do brasileiro: a negra, a indígena e a europeia.

Foi escrito em Maricá, cidade do litoral do Rio de Janeiro, para onde Darcy Ribeiro fugiu quando abandonou o hospital em que estava internado e, segundo suas próprias palavras no prefácio do livro, “na iminência de morrer sem concluí‐lo”, tendo sido esta obra o seu maior desafio, fruto de uma carreira de trinta anos compondo uma complexa teoria que buscava explicar por que o Brasil (ainda) não tinha dado certo.

Em 2000, uma série de dez capítulos baseado no livro foi criada, contando com a participação de nomes como Chico Buarque, Tom Zé e Antonio Cândido. Assista ao primeiro episódio:

A resposta encontrada por Darcy Ribeiro para a pergunta “quem é o povo brasileiro?” é uma das mais generosas possíveis, equalizando, em todos, o potencial para ser senhor ou ser escravo, opressor ou oprimido. Todos os brasileiros compartilham de sua tragédia original e da aventura da construção de uma nova nação:

Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria.

A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.

Em 2017 – aqui e agora – vivemos novas transformações com as diásporas contemporâneas e as novas ondas migratórias. Em movimento, o Brasil se encontra em constante processo de formação, precisando, mais do que nunca, se reinventar e se reconhecer.

COMPARTILHE

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course