Quando a arte choca.

Em cada época, os artistas encontram novos ideais a serem celebrados e exprimidos, criando novas maneiras de expressá-los.

Esse trajeto, comumente chamado de História da Arte,  pode criar uma falsa ilusão de desenvolvimento (ou degradação) contínua, mas a verdade é que a distinção entre boa e má arte sempre esteve mais no âmbito da subjetividade e do repertório individual do que como resultado de processos históricos.

A história dos estilos artísticos são construídas por três variáveis: o espaço físico em que se desenrola, o contexto artístico inserido e, finalmente, o gênio individual. Porém, de tempos em tempos, as longas vias da História encontram trechos esburacados ou pontes prematuras, que provocam, com coragem, saltos inesperados em seu percurso.

São os momentos em que a arte choca e é questionada de forma mordaz pelo seu espectador.

Art history timeline

Um exemplo ideal deste tipo de momento pode ser encontrado ao final do século XIX. A pintura, dentro das suas intenções representativas, figurava como uma forma de apreensão fiel ao real. Com o advento da câmera fotográfica no mesmo período, os artistas se viram livres dessa função mimetica e se permitiram a despejar sua subjetividade em seus quadros, que passaram a representar apenas o seu olhar, único e imerso num oceano de sensações. Foi o surgimento do Expressionismo e do Impressionismo nas artes plásticas.

Still Life with Skull (Nature morte au crâne) - Pintura de Paul Cézanne

O choque provocado não ficou impune. As obras foram tidas como produtos de mentes doentias. Cézanne foi tido como o ‘fim da civilização’, pela recusa a mimese e Van Gogh não pôde colher o reconhecimento ao seu trabalho, que só alcançou posterior a sua morte. Quase um século depois, tanto o Expressionismo quanto o Impressionismo foram aceitos e celebrados socialmente. Desencadearam, ainda, os movimentos modernistas do século XX.

Lírios - Pintura de Vincent van Gogh

Momento equivalente se deu no ano de 1917, um gesto que ecoa até hoje no mundo das artes, um século depois. Sob o codinome “R. Mutt”, o artista dadaísta Marcel Duchamp inscreveu um urinol de louça na exposição da Associação de Artistas Independentes de Nova York. A intenção era de afirmar a cultura do “ready-made“, obras que incorporavam elementos produzidos em escala industrial e comercializados, em detrimento das obras criadas do zero pelo gênio artístico. Duchamp questionava a filiação nobre do artista, herança da arte renascentista, e o próprio fazer artístico, ao elevar o que há de mais vulgar a categoria de arte.

A Fonte - Obra de Marcel Duchamp

As reações exaltadas se prolongam desde aquele momento e alegações de que a obra pontuou o fim da arte são comuns até hoje. Definitivamente, a arte conceitual tomou de assalto o que passou a ser conhecido como a arte contemporânea, atualmente em pauta.

As definições da realização artística e o papel do artista na sociedade passaram a ser cada vez mais questionados: se o artista não é mais o que ele produz ou a sua capacidade de produzir, ele passa ser, em si, a arte, pela sua capacidade de gerar reflexões pela sua própria atividade e ação.

Em 1975, a renomada artista e performance Marina Abramovic realizou uma de suas mais famosas performances, e, talvez, a de maior risco. A artista colocou 72 itens sobre uma mesa – entre eles, um machado, uma pistola e uma bala de revólver – e ficou por seis horas na Galleria Studio Morra, de Nápoles, à disposição do público para que fizesse o que quisesse com ela, sem resistência. Um espectador chegou a colocar a arma na mão da artista e apontá-la para seu pescoço.

Rhythm 0 - Perfomance de Marina Abramovic

Cada vez mais próximos do limite, o papel do artista é o de se arriscar sempre. A história da arte deve seguir em frente, cada vez mais longe e proporcionando à sociedade uma nova forma de olhar para o mundo.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download