PRÓXIMA SÉRIE
Sabará52

onda#13
O nascimento da primeira série de produtos da marca de roupas urbanas SABARÁ52, formada por jovens artistas e empreendedores brasileiros.
Teremos muita troca de experiência e encontros para inspirar essa produção tão especial.

EDITORIAL

Durante a ONDA#13, teremos a oportunidade de testemunhar um nascimento.
Presenciaremos todos os processos da criação da primeira linha de produtos da marca SABARÁ52. A marca, criada pelos jovens empreendedores Patrick Kohout e Giovanna Minelli, aspira ser um ponto de encontro, onde trocas serão comuns e a construção, coletiva.
Aliando a estética artística com a funcionalidade urbana, promete criar peças únicas.
Receberemos artistas que irão criar as estampas, empreendedores para compartilhar suas experiências e toda a preparação necessária para o lançamento da marca, que ocorrerá ao final da ONDA#13, em um evento dentro do ATRAVES\\ aberto ao público!
Para registrar tudo isso, convidamos a jovem dupla de diretores Manu & Vince. Eles serão os responsáveis por traduzir todos os conceitos da SABARÁ52 para a linguagem audiovisual, criando uma documentação de tudo o que aconteceu na ONDA#13.
Criaremos um ambiente acolhedor e enriquecedor, com trocas de experiência e aprendizado horizontalizado, trazendo convidados que já possuem experiência como empreendedor em um ramo bem próximo da realização artística.
Acompanhem-nos na ONDA#13: SABARÁ52, mais uma desafiante jornada do ATRAVES\\!

[topo]

AS ILUSTRAÇÕES

O primeiro momento da ONDA#13 foi o contato dos jovens fundadores da SABARÁ52 com os artistas convidados para criar as ilustrações que estamparão a primeira série da marca. Eles receberam o feedback e falaram sobre suas expectativas para o processo.

Tiago Tormin é um jovem ilustrador apaixonado por surf, Fernanda Prado é uma tatuadora profissional e designer e Giuliano Barone é um experiente artista plástico e cineasta. Nenhum deles tinha experiência nesta específica área e o trabalho representou um começo, como é para a marca.

TIAGO TORMIN

“Não conhecia muito sobre a marca e não conhecia a Giovanna, mas achei muito legal a ideia, adorei os tecidos e as cores. Acho que tem tudo para dar certo. Pretendo começar um esboço no papel e depois, quem sabe, passar para uma das paredes do estúdio.” 

FERNANDA PRADO

“Como tatuadora, reservo um tempo para poder conversar com as pessoas. A tatuagem não é um produto comum, é algo permanente. Procuro entender o que a pessoa está procurando e fazer tudo com muita calma. Aqui vai ser um processo mais livre e fluido.”

GIULIANO BARONE

“No meu processo, a pintura e o audiovisual só compartilham a vontade de dizer algo mas enquanto linguagem são totalmente distantes. Não tenho qualquer controle na pintura, é algo muito vindo do gestual e da sujeira.”

[topo]

TALKS

Para compartilhar sua experiência como empreendedor com a SABARÁ52, recebemos Fernanda Padilha, uma das fundadores da marca de roupas femininas e casuais F&Lo, e André Biondani, um dos fundadores da feira POLVO. Ele falou sobre como as feiras independentes como espaço para trocas e também de diversão e ela ressaltou os principais desafios e benefícios do empreendedorismo.

FERNANDA PADILHA

“O empreendedorismo possibilita várias coisas que um emprego fixo limita. Eu não queria abrir mão de vários aspectos da minha vida e isso me impulsionou a ser dona do meu próprio negócio.”

ANDRÉ BIONDANI

“A feira pode ser um espaço de troca. Até mesmo os expositores que, por vezes, se veem como competidores, podem se unir em sua produção.”

[topo]

ENSAIO FOTOGRÁFICO

O ensaio fotográfico aconteceu na noite do dia 20 de outubro e foi resultado de um estudo de linguagem realizado em parceria com o fotógrafo responsável pelo ensaio, Marcelo Saraiva.

Os modelos eram amigos pessoais dos fundadores da marca, Patrick Kohout e Giovanna Minelli, e não possuíam experiência prévia como modelos, seguindo a ideia da marca de criar uma relação direta com o público.

Posteriormente, a partir de um papo com o fashion stylist Maika Manok sobre a dimensão social da moda, ficou combinado que haveria um segundo ensaio, que ocorreu na quinta-feira (26/10), explorando questões raciais e diversidade e produzido por Maika.

As fotos serão usadas nas plataformas virtuais da marca.

MAIKA MANO

“A questão racial é muito importante. A arte está totalmente integrada ao universo do social. Acho que faz toda a diferença no produto final, desde que não busque apenas um apelo comercial, tem que ter verdade e emoção na intenção.”

[topo]

PEÇAS E MARCA

Foram alguns dias na produção das peças que farão parte da primeira série da marca, edredons e camisetas, e também do próprio conceito visual da marca, produzido dentro do nosso estúdio. A dupla de jovens fundadores da marca, Patrick Kohout e Giovanna Minelli, se alternam nas funções para conseguir produzir tudo em apenas duas semanas.

GIOVANNA MINELLI

“Parceria, cotidiano e propriedade são as três palavras que eu usaria para definir a nossa marca.”

PATRICK KOHOUT

“Ousadia, no sentido de estar fora da zona de conforto, experimentação e vontade são as três palavras para definir a SABARÁ 52 e minha relação com a Giovanna.”

SABARÁ52

“Tivemos muita dificuldade em escolher um nome que fosse significativo para nós dois. Pensamos em cidades, cores… mas a resposta estava literalmente debaixo do nosso nariz. Sabará, 52 era o endereço da casa que morávamos juntos”

[topo]

EXPOSIÇÃO

Depois de duas semanas de intensos processos criativos e trocas, a primeira série de SABARÁ52 ficou pronta!

Essa produção inédita foi exposta de maneira inovadora, buscando criar uma outra experiência de consumo, associada a uma disposição expositiva.

O evento é no ATRAVES\\ e aberto ao público!

A exposição que marcou o lançamento da SABARÁ52 e seu início oficial aconteceu no dia 28 de outubro. O evento foi no ATRAVES\\ e aberto ao público.

[topo]

DOCUMENTAÇÃO

A jovem dupla de diretores Manu & Vince é responsável pela documentação do processo da SABARÁ52. Eles acompanham todos os movimentos ocorridos dentro da ONDA#13 e criam um documentário da produção da primeira série da marca, de maneira a traduzir todos os conceitos da SABARÁ52 para a linguagem audiovisual, usando uma linguagem jovem e contemporânea.

MANU CARVALHO

“Quando você se expressa, acredito que seja uma forma de arte. Vamos nos expressar no vídeo e capturar a expressão da marca e dos artistas também.”

VINCE EVANDRO

“A partir de uma conversa com a marca, começamos a entender o que eles queriam passar como experiência do produto final. Quando começamos a entender isso, começamos a criar uma linguagem e isso foi se transformando ao longo da ONDA#13.”

[topo]

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]