HOJE: TEMPO

ONDA#12
Vamos falar sobre o HOJE em 3 tempos: PASSADO, PRESENTE e FUTURO. A intenção é mostrar o como esses tempos estão interligados e interagindo em todos momentos e como o agora é muito mais uma noção de movimento e de ESPAÇO, do que uma real noção de tempo.

EDITORIAL

Se o advento de um mundo conectado pulverizou as fronteiras e a nossa própria noção de espaço, possibilitando a comunicação imediata entre distâncias que antes se tornavam barreiras para o ser humano, nunca o Passado, o Presente e o Futuro estiveram tão próximos.
Durante a ONDA#12: HOJE, o Passado, o Presente e o Futuro se encontrarão e compartilharão o estúdio do ATRAVES\\.
Serão três curadores convidados pelo ATRAVES\\ que escolherão artistas:
Para o momento Passado, as tecnologias de registro serão as formas de representar a memória, nosso reencontro com aquilo que um dia existiu e foi gravado.
Para o momento Presente, a produção de um texto teatral registrará nossa capacidade de criar outras realidades ficcionais, simulacros que reinterpretam o mundo em que vivemos.
Para o momento Futuro, olharemos para as perspectivas do mundo da arte, suas novas possibilidades e suas tendências.
Convidamos você para acompanhar nossa jornada pelo tempo e os processos artísticos de nossos convidados no mesmo espaço na ONDA#12 – HOJE.

[topo]

DIÁLOGOS DE ABERTURA

Para abrir nossa ONDA#12, adubar as mentes e alimentar as nossas discussões, nós convidamos os acadêmicos Rúrion Mello e Kátia Canton para falar sobre questões ligadas ao tema HOJE. A maneira como lidamos com o tempo e como o próprio conceito de tempo se alterou ao longo dos séculos foi debatido com os convidados.

“O presente guarda em potencial o futuro mas o futuro não está decidido. É isso que está em jogo, não há plenitude. Se o futuro já está preenchido de sentido, não há porque continuarmos agindo, vivendo.” – Rúrion Mello
“As coisas só existem porque existiam sonhos que se concretizaram. Quando não sabemos mais o que é o presente, como poderemos projetar um futuro?” – Katia Canton

[topo]

HOJE: PASSADO

O que ficou no PASSADO:
Maurício Pisani finalizou sua busca pelo exilado político brasileiro Gonçalo Dias. Acompanhamos suas atualizações por mensagens de vídeo direto da Bulgária, postadas no Stories do Instagram, mensagens essas que desapareceram com o tempo. A partir do convite realizado por Pisani, curador do Movimento PASSADO, entrevistamos o fotógrafo André Penteado e conversamos sobre a vocação natural da imagem fotográfica em evocar o passado.

[topo]

HOJE: PRESENTE

O PRESENTE se desenvolve:
Os atores Dani Mustafci, Vera Bonilha e Victor Coelho dirigidos por Jairo Mattos e acompanhados pela dramaturga Cláudia Vasconcellos continuam a desenvolver o texto enquanto ensaiam a peça teatral ‘DESIGUAL’ e já chegaram na metade do seu período de ensaios.

Bate papo inicial com Giuliano Saade, o curador Jairo Mattos, a dramaturga Cláudia Vasconcello, as atrizes Dani Mustafci e Vera Boniglia e o ator Victor Coelho.
O curador do movimento Jairo Mattos, a dramaturga Cláudia Vasconcello, as atrizes Dani Mustafci, Vera Boniglia, o ator Victor Coelho dão início ao desenvolvimento do texto teatral ‘Desigual’.
O curador do movimento Jairo Mattos, a dramaturga Cláudia Vasconcello, as atrizes Dani Mustafci, Vera Boniglia , o ator Victor Coelho e a audiência, via chat, seguem desenvolvendo o texto teatral ‘Desigual’.
O curador do movimento e diretor Jairo Mattos, a dramaturga Cláudia Vasconcello, os atores Dani Mustafci e Victor Coelho fazem uma leitura dramática do roteiro para a peça teatral ‘Desigual’
Os atores Dani Mustafci e Victor Coelho, dirigidos por Jairo Mattos e a dramaturga Cláudia Vasconcello, fazem o ensaio de uma das cenas da peça teatral ‘Desigual’.
As atrizes Dani Mustafci e Vera Bonilha, dirigidos por Jairo Mattos e a dramaturga Cláudia Vasconcello, fazem o ensaio de uma das cenas da peça teatral ‘Desigual’.
“O teatro é um jogo. Se você abrir o jogo e estiver disposto a jogar, ele sempre muda: é na construção de um espetáculo, de um cenário… Essas coisas vão evoluindo ao longo de uma temporada. Aqui, estou disposto a deixar fluir para encontrarmos o melhor resultado possível.”
– Jairo Mattos
“O teatro constrói uma realidade, insuflando-a de um sentido. Na interação desse universo com a vida real, tentamos atingir as pessoas criando uma verdade de fato. Ter essa comunicação como geradora de experiência é nossa função vital no teatro.”
– Claudia Vasconcellos
As atrizes Dani Mustafci e Vera Bonilha dirigidas por Jairo Mattos e a dramaturga Cláudia Vasconcello, fazem o ensaio das cenas da peça teatral ‘Desigual’.
As atrizes Dani Mustafci e Vera Bonilha dirigidas por Jairo Mattos e a dramaturga Cláudia Vasconcello, fazem o ensaio das cenas da peça teatral ‘Desigual’.
Os atores da peça teatral ‘DESIGUAL’  se reúnem para o início da segunda semana de ensaios.
Os atores da peça teatral ‘DESIGUAL’  se reúnem para o início da segunda semana de ensaios.
Os atores da peça teatral ‘DESIGUAL’  se reúnem para o início da segunda semana de ensaios.

[topo]

HOJE: FUTURO

O FUTURO está por vir:
O curador do Movimento FUTURO é o marchand João Correia. Ele está articulando o convites para os artistas que participarão no movimento. Fique ligado para acompanhar as novidades.

[topo]

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]