PRÓXIMA SÉRIE
Marcelo Pasqua

onda#11
Esta onda marca o encontro entre a arte e a tecnologia e suas questões contemporâneas. Acompanhe o processo do artista MARCELO PASQUA de criação de uma escultura digital e conecte-se com esses mundos nem tão diferentes assim.

EDITORIAL

PROX. SÉRIE MARCELO PASQUA

Esta onda marca o encontro entre a arte e o mundo paralelo da tecnologia e suas questões contemporâneas. Na onda #11 PROX. SÉRIE MARCELO PASQUA _ escultura digital, vamos discutir e assistir como a arte se comporta no universo da realidade aumentada.  

O ATRAVES\\ é uma plataforma que transmite arte pelo universo digital, através de um conjunto de tecnologias. E o artista MARCELO PASQUA usa a tecnologia para transmitir sua busca para uma nova série artística. Pela primeira vez, vamos registrar um processo criativo que passa por mundos diferentes e isso nos deixa curiosos, atentos e orgulhosos por poder proporcionar tal movimento.
PASQUA começou sua produção em pintura e escultura usando métodos tradicionais. Formado pelo Instituto Europeo di Design, em São Paulo, o artista buscou em Firenze, na Itália, na The Florence Academy of Art, o conhecimento de técnicas da escola clássica para mergulhar no desafio de esculpir e criar digitalmente, usando a tecnologia e a computação gráfica para produzir e explorar a produção artística em 3D.

Como escreveu o curador Hans Ulrich Obrist, em seu livro Caminhos da Curadoria: “entrar em contato com mundos diferentes para conectá-los significa ir além do medo de acúmulo de conhecimento, algo que vai se tornar cada vez mais importante conforme as disciplinas se tornam cada vez mais especializadas”.

Acompanhe esta descoberta e o processo do artista, que estreia um novo trabalho através da nossa plataforma.

A onda #11 PRX. SÉRIE MARCELO PASQUA marcou a busca da arte no mundo virtual. Registramos o desejo do escultor MARCELO PASQUA de lapidar em 3D a imagem de uma musa. Ao longo de 28 dias, o artista frequentou o nosso espaço. Ele debateu, se inspirou e imprimiu em 3D uma escultura criada em ambiente virtual de realidade aumentada. Muito em breve a obra estará exposta no COLETIVO AMOR DE MADRE.

[topo]

ESCULTURA VIRTUAL

MARCELO PASQUA começou a construir uma figura digital usando o Oculus Rift, um equipamento de realidade virtual para jogos eletrônicos desenvolvido e fabricado pela Oculus, do Facebook, e controlando seus movimentos com mãos também virtuais.

Após algumas tentativas de construir imagens que rapidamente ganharam forma em suas mãos virtuais, ele decidiu reproduzir em forma de escultura um desenho que fez quando morou na Itália. Sua velocidade e dinamismo com a ferramenta impressionam.

[topo]

TALKS

Como parte da provocadoria do ATRAVES\\, MARCELO PASQUA recebeu artistas e profissionais – CAIO VILELA, da PUZZLES DYNAMICS, DANI LERARIO, da TRICICLOS, o músico, artista e produtor musical MATHEUS LESTON e o escultor e pintor ISRAEL KISLANSKY – para talks sobre sobre arte, impressão 3D, materiais, sustentabilidade e processo criativo.

Os profissionais CAIO VILELA, da PUZZLES DYNAMICS, e DANI LERARIO, da TRICICLOS, procuraram ajudá-lo a definir como seria a impressão do seu trabalho e qual material usaria, uma vez que o artista buscava por um material mais ecológico.
Com o músico, artista e produtor musical MATHEUS LESTON, ele conversou sobre a escolha do suporte digital e os limites da linha tênue que define seus processos artísticos.
No talk com o escultor e pintor ISRAEL KISLANSKY, os dois falaram sobre a escolha da escultura para se expressarem artisticamente e as diferenças de seus processos de esculpir.

[topo]

IMPRESSÃO 3D

Antes de realizar a imprimir final, o artista testou imprimir duas miniaturas, que foram concluídas após cinco tentativas de impressão.

A impressão de protótipos da sua obra é parte de seu processo criativo, pois ele precisa verificar se será preciso fazer alguma correção na escultura digital antes do grande ato final. Após a impressão em 3D dos protótipos de sua escultura, o artista iniciou a impressão de sua obra. A impressão final da obra durou 80 horas e foi feita em pedaços, devido às limitações técnicas de impressão em 3D.

[topo]

DOCUMENTÁRIO FICCIONAL

O artista convidou o cineasta RODRIGO GASPARINI para dirigir um documentário ficcional sobre o processo criativo de PASQUA usando o escultor como personagem.

O diretor está editando o filme que você poderá conferir aqui em alguns dias, fique ligado em nossas redes sociais!

[topo]

EXPOSIÇÃO

O espaço ATRAVES\\ foi preparado para receber a exposição da nova obra de MARCELO PASQUA. Na sequência, a escultura será exposta no Coletivo Amor de Madre, nos Jardins, em São Paulo.

[topo]

EXPOSIÇÃO AMOR DE MADRE

A escultura realizada pelo artista digital e escultor Marcelo Pasqua, durante a ONDA#11, será exposta no Coletivo Amor de Madre, Coletivo com vocação para unir projetos que combinam arte e design inovadores localizado no bairro do Jardins, em São Paulo.

A obra foi fabricada com material biodegradável e será exposta em conjunto com uma planta. A ideia é que o processo da decomposição do material seja acelerado pela proximidade com o organismo vegetal e, eventualmente, desapareça.

Venha ver a obra de perto no Coletivo AMOR DE MADRE que fica na Rua Estados Unidos, 2174, Jardins.

[topo]

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]