COLAB#17
TMJ

BOSSA NOVA GROUP + ATRAVES
No COLAB#17, registramos o processo de captação e intenção dos programas da plataforma TMJ, Turma da Mônica Jovem, para os seus canais do YouTube. Vamos entrevistar equipe da produção para entender seu processo de criação e as intenções para o futuro do projeto, que desaguará em um longa metragem.

MENU

Editorial
ENTREVISTAS
PROCESSO CRIATIVO
* Convidados
* Re-inspirações

EDITORIAL

Quem não conhece a Turma da Mônica?
A série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa faz parte da memória afetiva e se confunde com a própria infância de diversas gerações. Impressionantemente sendo criada em 1959, teve seu início enquanto uma pequena série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha.
Posteriormente, a partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade que conquistou todo um país, com a criação de Mônica e Cebolinha, que passaram a ser os protagonistas da série. A turma do bairro do Limoeiro foi crescendo e ganhando novos personagens com suas próprias histórias.
Mas mais do que isso, nesses sessenta anos outra mudança foi muito impactante. A tecnologia proporcionou outras mídias que também se tornaram plataformas para a Turma da Mônica contar sua história: a animação em vídeo, os jogos virtuais e, agora, a internet.
Olhando para uma nova geração de jovens, surge a Turma da Mônica Jovem, contando histórias um tanto mais maduras para um outro público, tanto nos gibis, quanto no cinema e, agora, nas redes sociais.
É um pouco dessa história que contaremos no LAB#05, quando receberemos a equipe do TMJ para acompanhar a uma diária de filmagem, onde serão produzidos alguns programas e conheceremos mais sobre o seu processo criativo. Conheceremos as personagens que dão vida ao universo TMJ. Vamos nessa?

[topo]

SOBRE O TMJ

Ao longo de 55 anos de história, Mônica e sua turma representam um universo em constante expansão que continua atraindo milhões de pessoas para o Bairro do Limoeiro, através de diferentes meios. Há dez anos, a franquia Turma da Mônica Jovem trilha um caminho de sucesso, apresentando em seu DNA uma forte conexão com seus fãs. O projeto multiplataforma Turma da Mônica Jovem, o Filme, desenvolvido e produzido pela Bossa Nova, nasce antes das telas de cinema, ampliando o universo narrativo em torno da trama, com o objetivo de engajar e aumentar ainda mais seu alcance para diferentes audiências.
Criando diálogos com uma comunidade plural, mas focada no target de 12 a 16 anos, a estratégia de ativações contempla um hub agregador de conteúdo, com uma ferramenta que permite customização de imagens com uso de stickers e outros assets visuais, além de personagens do longa-metragem invadindo as redes sociais, como criadores de conteúdo. Cada um deles aborda uma temática relacionada a sua personalidade e interesses, assumindo autoria sobre o conteúdo e as interações que acontecem em cada mídia.

[topo]

PROCESSO CRIATIVO

O processo criativo da equipe da TMJ trouxe uma série de estreias e novidades. Foi a primeira vez de Laura Sarkovas, Vitória Zepone e Ana Luiza Pitanga no estúdio do ATRAVES\\ e a primeira vez que o nosso NOVO ESTÚDIO recebeu um processo criativo.
Pudemos mostrar os bastidores dos canais da Denise e do Kim, dois personagens do universo Turma da Mônica Jovem com propostas e linguagens bem diferentes e que, apesar disso, são tratados com um cuidado e uma sensibilidade gigantesca para passar uma mensagem positiva e construtiva ao público jovem.
Além disso, realizamos algumas gravações inéditas para o canal, envolvendo dança e projeção, e pudemos ver como são gravados os vídeos de gameplay do canal, envolvendo membros da pós produção do canal.
Assim foi a primeira parceria entre ATRAVES\\ e TMJ: A primeira de muitas.

[topo]

PERSONAGENS e PARCEIROS

[topo]

RE-INSPIRAÇÕES

[topo]