COLAB#13
NÓS NO MEIO E ISMAEL NERY

MAM-SP + ATRAVES
A COLAB#13 é mais uma parceria entre o ATRAVES\\ e o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dessa vez, o registro será de duas exposições que acontecem simultaneamente no espaço do Museu. A primeira delas é a retrospectiva da obra do artista ISMAEL NERY e a segunda é a iniciativa A MARQUISE, O MAM E NÓS NO MEIO, uma exposição e série de atividades que propõe democratizar a o espaço do museu.

EDITORIAL

A COLAB#13 marca mais um encontro entre o ATRAVES\\ e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Agora, nossos novos motivos trazem uma inquietação fundamental para a arte contemporânea, que é a articulação entre o público e a arte exposta pelos museus e as formas de democratizar esse encontro.
Essa tensão se torna mais explícita na exposição “A marquise, o MAM e nós no meio”, que conta com a curadoria de Ana Maria Maia para na Sala Paulo Figueiredo e do espaço da Marquise, buscando criar um diálogo entre os frequentadores do espaço público do parque e os visitantes do Museu. O encontro entre o erudito e o popular promete reconfigurar algumas noções anteriormente estabelecidas.
Além disso, temos também a exposição “Ismael Nery: feminino e masculino”, uma imersão na profunda obra do artista brasileiro, que se aventurou por diferentes caminhos do modernismo, levantando questões polêmicas com extrema coragem para a época. Coragem em fazer, coragem em serem expostas ao público em uma época de conservadorismos exagerados. A curadoria é de Paulo Sérgio Duarte.
É nesse cenário que realizamos a COLAB#13 – NÓS NO MEIO E ISMAEL NERY. Venham conosco!

[topo]

MONTAGEM DO ESTÚDIO

Confira as imagens da montagem do cenário da COLAB#13. O conceito trazido pela diretora Bia Vilela é de transformar um grande nó em um coração, simbolizando a proposta de união entre públicos da exposição “A marquise, o MAM e nós no meio”.

[topo]

ABERTURA DAS EXPOSIÇÕES

A abertura das exposições ISMAEL NERY: FEMININO E MASCULINO e A MARQUISE, O MAM E NÓS NO MEIO aconteceu na noite de 08 de maio no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A noite teve presença de artistas e ativação da obra “Quadris de homem = carne / mulher = carne” de Laura Lima, 1995.

[topo]

ISMAEL NERY: FEMININO E MASCULINO

Após semanas documentando a exposição ISMAEL NERY: FEMININO E MASCULINO, concluímos o processo com o lançamento do teaser e do documentário da exposição. Recolhemos imagens e pinturas do artista para realizar uma montagem com uma das poesias de Ismael, criando seu universo particular. Além disso, entrevistamos Paulo Sérgio Duarte, o curador da exposição.

[topo]

A MARQUISE, O MAM E NÓS NO MEIO

Após semanas documentando a exposição A MARQUISE, O MAM E NÓS NO MEIO, concluímos o processo com o lançamento do teaser e do documentário da exposição. Entrevistamos os artistas e coletivos convidados do evento, como Guilherme Peters, o BeyHive SP e o Breaking Ibira, e também a curadora da exposição, Ana Maria Maia, e a educadora do MAM – São Paulo, Barbara Jimenez.

[topo]

PROCESSO DOS DIRETORES

A diretora Bia Vilela escolheu o caminho dos encontros para criar o teaser e o documentário da exposição A MARQUISE, O MAM E NÓS NO MEIO.

O diretor Bruno Pinheiro escolheu realizar um processo mais baseado na pós produção para realizar o teaser e documentário da exposição ISMAEL NERY: FEMININO E MASCULINO.

[topo]

PERSONAGENS e PARCEIROS

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]