COLAB#12
1FOTO1HISTORIA

DOC GALERIA + ATRAVES
A COLAB#12 – 1FOTO1HISTORIA segue o caminho aberto pela COLAB#09 – HISTÓRIA DA FOTO. Mais sete fotógrafos compartilham as histórias por trás dos cliques e mais processos criativos por trás de seu trabalho, a imagem é impressa e celebramos mais essa parceria com a DOC Galeria.

EDITORIAL

Dando sequência à parceria entre o ATRAVES\\ e a DOC GALERIA, recebemos mais sete renomados fotógrafos nacionais para conhecer as histórias e os processos criativos por trás de cada clique. Nesses novos episódios, utilizaremos da mesma linguagem desenvolvida durante a COLAB#09.
A fotografia é, sem dúvida, uma das mídias mais usadas nos tempos atuais e ainda assim faltam espaços para se falar mais profundamente sobre as histórias que elas contam. É nessa busca que começamos essa temporada colaborativa de forma inédita e especial.
Completando dez episódios da nossa série documental, a temporada será publicada ao longo do ano de 2018, utilizando-se das nossas plataformas digitais para a sua promoção e um evento especial no MIS com o screening de toda a série.

[topo]

SETUP E IMPRESSÃO

Na COLAB#12 tivemos a continuidade da linguagem estabelecida para a série 1FOTO1HISTORIA. O desafio que se apresentou para nós foi o de recriar o mesmo cenário e mesma iluminação em nosso estúdio. Para isso, convidamos a artista Gogó Alcântara para refazer a pintura do cenário construído no ano passado.

Para realizar as impressões das fotos escolhidas pelos fotógrafos, convidamos o profissional da impressão Clício Barroso, que repetiu o processo já realizado na COLAB#09, que compartilhou um pouco do seu conhecimento com a gente.

Gosto de dar uma assessoria para entender como o trabalho fotográfico se comporta em diversos tipos de papéis. Cada um tem a sua adequação, mas eu gosto de agregar no processo criativo.” – Clício Barroso

[topo]

OS EPISÓDIOS

CRIS VEIT

A fotógrafa Cris Veit foi nossa primeira convidada desta segunda rodada de gravações. Ela contou um pouco da sua carreira, voltando para alguns dos momentos mais marcantes, como o projeto de registrar os bastidores da fotografia de conflitos.

Eu sou uma fotógrafa recente. Comecei a fotografar no fim de 2016, no Iraque. Esse foi o meu primeiro projeto e sigo fotografando pela paixão me despertou. Fui editora de fotos por doze anos e digo que a fotografia era uma amizade que se tornou namoro.” – Cris Veit

ROGÉRIO ASSIS

O fotógrafo Rogério Assis foi o segundo convidado da COLAB#12. Compartilhou sua experiência com o registro de tribos indígenas e contou a história por trás da imagem que mostra o contato inédito entre brancos e a tribo Zoé.

O meu processo de trabalho envolve a observação e a pesquisa, mais do que fotografar. Ao entrar em contato com uma tribo indígena, eu já sou a novidade e quanto mais eu conseguir ser naturalizado pela tribo, melhor para o meu trabalho.” – Rogério Assis

BRUNO BERNARDI

O fotógrafo Bruno Bernardi compartilhou sua experiência fotografando, por terra, a tragédia de Mariana e os perigos encontrados nesse processo, além de sua paixão pela biologia.

Entrei na fotografia através da biologia. Depois, essa trajetória acabou se invertendo. Fico sempre circulando entre esses dois pólos, mas hoje sou mais fotógrafo.” – Bruno Bernardi

ÉRICO HILLER

O fotógrafo Érico Hiller foi o quarto convidado da COLAB#12. A partir de fotos de sua carreira, contou sobre a sua experiência fotografando rinocerontes selvagens e o contexto social em que sua produção se insere.

Me considero um fotógrafo documental, um contador de histórias. Não me penso como um artista criador de imagens, mas como um pesquisador social que fica atento às informações até encontrar um tema que me toca.” – Érico Hiller

ALEXANDRE ORION

O fotógrafo Alexandre Orion foi o quinto convidado da COLAB#12. A partir de fotos de sua carreira, contou sobre a intervenção no túnel Max Feffer.

A fotografia é a etapa final de um processo que envolve diversas coisas, entre elas a pintura. O registro documental funciona como uma obra que representa o processo.” – Alexandre Orion

JOÃO WAINER

O fotógrafo João Wainer foi o sexto e último convidado da COLAB#12. A partir de fotos de sua carreira, contou sobre sua experiência fotografando o sistema prisional brasileiro.

Me emocionei um pouco ao falar sobre a fotografia. Eu não sou mais um fotojornalista, então é um trabalho fechado ao qual eu nunca retornarei. Me emocionou perceber isso.” – João Wainer

[topo]

DOC GALERIA E ATRAVES\\

Concluindo o movimento, conversamos com Fernando Costa Netto, sócio da DOC Galeria, que contou um pouco sobre o futuro da série, que passa pela sua pós-produção no momento.

“A série estará no MIS durante o Maio Fotografia, evento anual de fotografia do museu. Pretendemos levar lançar a série lá.” – Fernando Costa Netto

A diretora da série 1FOTO1HISTORIA, Ju Borgez, falou sobre o processo de gravação que completou a primeira temporada da série e o que ela espera do resultado final.

“A ideia é contar o que aconteceu nos bastidores da foto: como eles chegaram na realização daquela imagem. É muito importante sabermos contextualizar a imagem a uma realidade, em um mundo saturado por informações.” – Ju Borgez

[topo]

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]