COLAB#10
35˚ Panorama da Arte Brasileira

MAM-SP + ATRAVES
A COLAB#10 trará o registro do processo criativo da dupla de diretores Chico & Mosca, responsáveis pela criação de um documentário do 35˚ Panorama da Arte Brasileira, do MAM.

EDITORIAL

Na COLAB#10, queremos registrar o processo criativo da dupla de diretores Chico & Mosca, responsáveis pela criação de um documentário da 35˚ Panorama da Arte Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Usaremos nosso estúdio como uma extensão do MAM, através de projeções que emularão o ponto de vista do museu para o parque Ibirapuera, uma das áreas verdes mais icônicas do nosso país e expressão do modo de vida do povo brasileiro. Nosso espaço será uma base de registro do processo criativo da dupla de diretores e espaço para receber convidados, como o curador do Panorama e artistas participantes. Obras e o processo de edição da dupla serão expostas projetadas em um voal, que simulará uma janela solta pelo estúdio.
O ‘Panorama’ foi criado em 1969 com o propósito de reconstruir o acervo do MAM. Desde então adquiriu inúmeras obras para o acervo do MAM, de artistas como Alfredo Volpi, Maria Bonomi, Abraham Palatnik, Lygia Clark e Ernesto Neto, entre outros. É realizado a cada dois anos sendo um espaço de experimentação para curadores e de mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país.
A 35˚ Panorama da Arte Brasileira acontece de 26/09 até 17/12 e tem curadoria de Luiz Camillo Osório, que também é responsável pelo conceito deste ano, que aproxima, dialeticamente o texto “Esquema Geral da Nova Objetividade” (1967) de Hélio Oiticica e o texto “Nacional por Subtração” de Roberto Schwarz. O questionamento da formulação da nossa formação/confusão identitária torna-se, então, central para a exposição. O curador Luiz Camillo propõe a ideia de “Brasil por Multiplicação”, aglutinando propostas que surgem na Antopofogia modernista e se prolongam no projeto Tropicalista.

[topo]

35˚ PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA

 

Após acompanhar o processo de montagem do 35˚ Panorama da Arte Brasileira, agora a exposição assume sua forma definitiva. A abertura foi no dia 26 de setembro e contou com performances de Wagner Schwartz, Ricardo Basbaum e Marcelo Evelin e fica até 17 de Dezembro, no MAM São Paulo.

DOCUMENTAÇÃO

 

Em nosso estúdio, recebemos convidados que estão expondo obras no Panorama, como a dupla de artistas Lourival Cuquinha e Clarisse Hoffmann. Eles falaram sobre a vídeo instalação “Macunaíma Colorau” que integra o Panorama, que definiram como uma “pesquisa étnica subjetiva”. O artista indígena Isaias Sales (Ibã da tribo Huni Kuin) também esteve por aqui. Ele falou sobre a pintura que integra a exposição, relatando que ela é a tradução visual dos seus cantos.
Nos momentos finais da COLAB#10, o artista Leandro Nerefuh veio falar sobre a sua obra, “Uma Breve História da Banana na História da Arte”, inspirado em seu livro homônimo.
Registramos também as impressões e processo de criação dos diretores Chico&Mosca para montagem do teaser e mini doc do 35˚ Panorama. O ator Eduardo Semerjian gravou em nosso estúdio uma narração do texto “Esquema Geral da Nova Objetividade”, de Hélio Oiticica. O texto foi fundamental para o curador Luiz Camillo criar a curadoria deste ano e a narração foi usada no documentário da exposição.

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=