COLAB#10
35˚ Panorama da Arte Brasileira

MAM-SP + ATRAVES
A COLAB#10 trará o registro do processo criativo da dupla de diretores Chico & Mosca, responsáveis pela criação de um documentário do 35˚ Panorama da Arte Brasileira, do MAM.

EDITORIAL

Na COLAB#10, queremos registrar o processo criativo da dupla de diretores Chico & Mosca, responsáveis pela criação de um documentário da 35˚ Panorama da Arte Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Usaremos nosso estúdio como uma extensão do MAM, através de projeções que emularão o ponto de vista do museu para o parque Ibirapuera, uma das áreas verdes mais icônicas do nosso país e expressão do modo de vida do povo brasileiro. Nosso espaço será uma base de registro do processo criativo da dupla de diretores e espaço para receber convidados, como o curador do Panorama e artistas participantes. Obras e o processo de edição da dupla serão expostas projetadas em um voal, que simulará uma janela solta pelo estúdio.
O ‘Panorama’ foi criado em 1969 com o propósito de reconstruir o acervo do MAM. Desde então adquiriu inúmeras obras para o acervo do MAM, de artistas como Alfredo Volpi, Maria Bonomi, Abraham Palatnik, Lygia Clark e Ernesto Neto, entre outros. É realizado a cada dois anos sendo um espaço de experimentação para curadores e de mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país.
A 35˚ Panorama da Arte Brasileira acontece de 26/09 até 17/12 e tem curadoria de Luiz Camillo Osório, que também é responsável pelo conceito deste ano, que aproxima, dialeticamente o texto “Esquema Geral da Nova Objetividade” (1967) de Hélio Oiticica e o texto “Nacional por Subtração” de Roberto Schwarz. O questionamento da formulação da nossa formação/confusão identitária torna-se, então, central para a exposição. O curador Luiz Camillo propõe a ideia de “Brasil por Multiplicação”, aglutinando propostas que surgem na Antopofogia modernista e se prolongam no projeto Tropicalista.

[topo]

35˚ PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA

 

Após acompanhar o processo de montagem do 35˚ Panorama da Arte Brasileira, agora a exposição assume sua forma definitiva. A abertura foi no dia 26 de setembro e contou com performances de Wagner Schwartz, Ricardo Basbaum e Marcelo Evelin e fica até 17 de Dezembro, no MAM São Paulo.

DOCUMENTAÇÃO

 

Em nosso estúdio, recebemos convidados que estão expondo obras no Panorama, como a dupla de artistas Lourival Cuquinha e Clarisse Hoffmann. Eles falaram sobre a vídeo instalação “Macunaíma Colorau” que integra o Panorama, que definiram como uma “pesquisa étnica subjetiva”. O artista indígena Isaias Sales (Ibã da tribo Huni Kuin) também esteve por aqui. Ele falou sobre a pintura que integra a exposição, relatando que ela é a tradução visual dos seus cantos.
Nos momentos finais da COLAB#10, o artista Leandro Nerefuh veio falar sobre a sua obra, “Uma Breve História da Banana na História da Arte”, inspirado em seu livro homônimo.
Registramos também as impressões e processo de criação dos diretores Chico&Mosca para montagem do teaser e mini doc do 35˚ Panorama. O ator Eduardo Semerjian gravou em nosso estúdio uma narração do texto “Esquema Geral da Nova Objetividade”, de Hélio Oiticica. O texto foi fundamental para o curador Luiz Camillo criar a curadoria deste ano e a narração foi usada no documentário da exposição.

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course