COLAB#09
HISTÓRIA DA FOTO

DOC GALERIA + ATRAVES
Em um instante, pela ação da luz, uma imagem é reproduzida e fixada em uma superfície sensível. Eis a fotografia, um registro da memória. Mas, que histórias contam uma imagem fotográfica? O que ocorreu naquele instante decisivo? Como se dá o surgimento daquela fotografia marcante?

EDITORIAL

Na COLAB #09 UMA HISTÓRIA UMA FOTO vamos registrar o processo criativo de uma série documental com fotógrafos profissionais contando as histórias de uma fotografia que marcou a sua vida.
A fotografia é, sem dúvida, uma das mídias mais usadas nos tempos atuais e ainda assim faltam espaços para se falar mais profundamente sobre as histórias que elas contam. É nessa busca que começamos essa temporada colaborativa de forma inédita e especial.
Pela primeira vez, o ATRAVES\\ mergulha na onda junto com nosso parceiro, como artista, e divide sua equipe em duas: uma parte irá fazer aquilo que é intrínseco ao nosso projeto, que é o registro do processo criativo. A outra, irá criar, junto com a DOC GALERIA, algo que se assemelha às próximas séries que registramos: a busca de uma linguagem e de um formato audiovisual para se falar da fotografia.
Acompanhe a nossa temporada e depois assista aos filmes finalizados em um canal que será criado pela DOC GALERIA no YouTube.

[topo]

OS FOTÓGRAFOS

Investigamos o processo criativo fotográfico de quatro fotógrafos, a partir de uma curadoria feita pela DOC GALERIA. São eles: João Machado, Yan Boechat, Tuane Fernandes e Victor Dragonetti.

João Machado

Autodidata, o baiano João Machado teve como referência a extinta revista Iris Foto, onde conheceu os trabalhos de grandes fotógrafos, sempre voltando seu olhar para a fotografia documental.

Yan Boechat

Especialista em fotografia de conflitos, Yan Boechat se formou em jornalismo e, nas últimas duas décadas, colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Ele falou sobre a difícil arte de se distanciar do tema envolvido para realizar o trabalho.

Tuane Fernandes

Nascida em São Paulo, Tuane Fernandes faz parte de um grupo de mulheres que escolheram a fotografia como espaço de luta, ocupa as ruas como artista e ativista e acredita que a imagem pode iluminar o mundo a partir da história das mulheres. Ela falou sobre sua necessidade pessoal de estar próxima dos conflitos na rua para dar alma aos temas que registra.

Victor Dragonetti

Victor Dragonetti, aka Drago, carrega seu equipamento fotográfico 24 horas por dia, para todos os lugares e, com ele, faz fotos que parecem que só ele consegue ver. Seja em manifestações, conflitos de rua ou cenas do cotidiano, suas fotos sempre surpreendem pela plasticidade e momento. Drago falou sobre o seu processo e seu entendimento do que é a profissão de fotógrafo.

[topo]

GRAVAÇÃO DOS EPISÓDIOS

Na busca de uma linguagem e de um formato audiovisual, recorremos a técnicas de entrevista documental. Um teleprompter foi instalado junto a câmera, de onde o fotógrafo via o entrevistador e podia contar com intimidade os detalhes sobre a fotografia escolhida. Criamos uma cenografia intimista: cadeira preta, estúdio pintado de cobre e para coroar convidamos o diretor de fotografia Walter Carvalho.

[topo]

UMA HISTÓRIA UMA FOTO

Cada fotógrafo escolheu sua fotografia marcante e discorreu durante cerca de 5 minutos sobre ela.
As imagens escolhidas por João Machado, Yan Boechat, Tuane Fernandes e Victor Dragonetti foram impressas AO VIVO por Clício Barroso.

Quatro histórias por trás de quatro imagens. Conheça UMA HISTÓRIA UMA FOTO, nova série documental fruto da parceria entre o ATRAVES\\ e a DOC Galeria. Quatro renomados fotógrafos colocados na frente das câmeras contarão como sentiram, na pele, a urgência de fazer o clique. EM BREVE NO YOUTUBE.

[topo]

ARTISTAS e COLABORADORES

[topo]

RE-INPIRAÇÕES

[topo]