programas de auditório

Um dos fenômenos mais expressivos da televisão brasileira são os programas de auditório. Muito além das novelas, todos esses programas marcaram gerações e época da televisão brasileira. Confira essa seleção de programas de auditório!

Discoteca do Chacrinha

Discoteca do Chacrinha foi um programa de variedades da televisão brasileira apresentado por Abelardo “Chacrinha” Barbosa em várias emissoras. Foi um dos mais populares programa da televisão brasileira, que lançou muitos ídolos da MPB, contribuindo para a divulgação da música brasileira entre o grande público. Tinha como atração as chacretes – dançarinas que acompanhavam as atrações musicais, com coreografias ousadas e figurinos provocantes, e que transformaram em verdadeiras musas da televisão na década de 1970.

Perdidos na Noite

Perdidos na Noite foi um programa de televisão brasileiro apresentado por Fausto Silva, o qual vinha do reconhecimento como repórter de campo em jogos de futebol e do sucesso como apresentador do programa de rádio Balancê. Estreou em tv local pela TV Gazeta, em 1984, gravado no antigo Teatro Brigadeiro (atual Teatro Renault, antes Bandeirantes), dentro do longo espaço noturno ocupado pelo Programa Goulart de Andrade (que também serviu de abrigo, no mesmo período, para as criações da produtora Olhar Eletrônico). O nome foi inspirado no filme norte-americano de 1968, Midnight Cowboy, que, no Brasil, também é conhecido como “Perdidos na Noite”. O programa contava também com as imitações da dupla Carlos Roberto (o “Escova”) e Nelson Alexandre (o “Tatá”).

Programa Livre

Programa Livre foi um programa de televisão brasileiro transmitido pelo Sistema Brasileiro de Televisão, que estreou em 19 de agosto de 1991 como um dos 10 presentes do SBT para o público no ano em que a emissora completava 10 anos de existência. Era apresentado por Serginho Groisman. Era transmitido de um auditório com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. No seu palco, eram realizadas entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas de braço de ferro, imitações e piadas feitas com voluntários da plateia. Saiu do ar em 22 de dezembro de 2001 devido à baixa audiência. O programa apresentado atualmente por Groisman, Altas Horas, pela Rede Globo, segue o mesmo formato.

Domingo Legal

Domingo Legal é um programa de auditório brasileiro, exibido aos domingos pelo SBT, desde em 17 de janeiro de 1993. Estreou em 17 de janeiro de 1993 sob o comando de Gugu Liberato. Mesclando informação, entretenimento, diversão, emoção, humor, atrações musicais, entrevistas e games. O programa atualmente é apresentado por Celso Portiolli, que também é diretor-geral (desde a saída do último diretor, Roberto Manzoni), com direção-executiva de Rubens Gargalaca Jr.

Programa H

O Programa H estreou em 1996, apresentado por Luciano Huck. O programa era focado em conteúdo para jovens sendo exibido pela Bandeirantes. Com quadros que apostavam na sensualidade, como as personagens Tiazinha e Feiticeira, o programa que era exibido a tarde passou a fazer parte da programação noturna do canal. Posteriormente Huck foi contratado pela Rede Globo, e a Band deixou o programa nas mãos de Otaviano Costa. Além da mudança de apresentador, o nome do programa foi alterado para O+. Otaviano Costa não estava conseguindo segurar a audiência, logo a emissora resolveu inserir Sabrina Parlatore na atração. Rebatizado mais uma vez como Superpositivo, o programa foi extinto em 2002 devido a baixa audiência. Saudade!

Topa Tudo por Dinheiro

Quem quer dinheiro? Não dá para falar de programas de auditório sem citar um dos programas do gênio da comunicação Silvio Santos. Topa tudo por dinheiro estreou em 1991, vinculado logicamente, pelo SBT. Uma atração marcante do programa eram as câmeras escondidas ou pegadinhas, a que os participantes assistiam, e Silvio fazia uma pergunta a respeito da mesma para eles ganharem prêmios em dinheiro. A última exibição ocorreu em 2001, quando deu lugar ao reality show Casa dos Artistas. O formato retornou em 2008, com o nome de Programa Silvio Santos, englobando também atrações dos extintos programas Qual é a Música e Hot Hot Hot.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG