os distúrbios de van gogh

Os pintores impressionistas pintaram de uma forma que seus antecessores nunca ousaram pintar.

A representação impressionista procurou dar vida e movimento à luz em sua natureza dinâmica: o brilho do sol que reflete no leve oscilar das ondas do mar ou as sombras criadas pelas folhas e galhos de uma árvore, por exemplo. A realidade, então, se torna fugidia e a representação pictórica brilhante, efêmera e cheia vibrações e cintilações. As pinceladas marcadas, cheias de pulsão e contrastes formam um novo olhar para o mundo.

Um movimento chocante e inovador, capaz de revolucionar as artes plásticas. Veja essas três obras de Claude Monet para compreender a estética do Impressionismo:

Diante dessa possibilidade de representação da luz levantada pelos impressionistas, o holandês Vincent Van Gogh (1853-90) é um dos mais  revolucionários pintores do período. Após passar um vida de tumultos, muito por causa de seus distúrbios comportamentais, Van Gogh jamais alcançou o sucesso comercial em vida. No entanto, uma de suas mais icônicas obras, “Noite Estrelada” (1889), foi realizada em um dos momentos mais perturbados (e perturbadores!) de sua vida.

Vincent Van Gogh, Starry Night (1889)

Van Gogh, internado no asilo Saint-Paul após a famosa desavença com o também pintor Paul Gauguin (briga que resultou na mutilação de sua própria orelha), pinta um quadro que não só possui inestimável valor estético, mas também joga luz para um dos mais misteriosos fenômenos físicos existentes: a dinâmica de fluídos.

Esse ramo se debruça na previsão do comportamento dos fluídos a partir de algum impacto. Pesquisadores identificaram em “Noite Estrelada” uma representação próxima do efeito originalmente percebido e posteriormente estudado, mas até hoje incompreendido completamente.

Tal nível de percepção aos detalhes e proporções é assustador, quando nos lembramos que Van Gogh realizou sua obra em um dos momentos mais melancólicos de sua vida. Veja esse vídeo que exemplifica com animações os processos desvendados pelo artista:

No fluxo das águas, os impressionistas revolucionaram a história (e não apenas da arte!).

 

para saber mais:

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free