Os desafios da tecnologia 3D na caracterização de personagens

As técnicas 3D surgem como fruto de uma série de desenvolvimentos tecnológicos. A aventura bem sucedida das formas mais tradicionais de animação em 2D ao longo do século 20 bancaram o investimento em novas tecnologias cada vez mais avançadas. Um dos grandes passos nessa direção foi dado ainda nos anos 90, com o lançamento da primeira animação realizada totalmente em 3D: “Toy Story”, um grande sucesso comercial realizado em uma parceria entre os estúdios Pixar e Walt Disney.

Em 1995, a Pixar era uma jovem empresa contratada pela já histórica Walt Disney para a produção de três filmes de animação que nunca haviam sido feitos antes. O desafio implicava em não somente realizá-los mas significava também a criação dos softwares e hardwares necessários para isso.  Ed Catmull, que na época era engenheiro de softwares e hoje é presidente da companhia, recorda-se que a inspiração criativa veio dos próprios desenhos da Disney, ainda feitos manualmente, que ele cresceu assistindo, principalmente devido ao seu caráter emocional e sua sutilidade. Ou seja, o passado alimentando o presente.

Os avanços tecnológicos tornaram possíveis uma série de inovações visuais, no entanto, o que proporcionou a Toy Story a sua atemporalidade foi a importância dada ao pathos, a força emocional presente na narrativa. A equipe de criação procurou se inspirar em filmes que, apesar de terem se tornado ultrapassados em seus aspectos técnicos, sobreviveram ao desafio do tempo, como Branca de Neve e O Mágico de Oz. É desnecessário confirmar o sucesso da empreitada: o filme permaneceu 3 semanas no topo das bilheterias e se tornou o mais significativo marco de inovação desde a introdução da cor nos filmes.

Mas quais são os desafios do uso do 3D?

A peculiaridade do 3D é a sua tridimensionalidade, ou seja, sua natural aptidão para simular a realidade em suas formas dotadas de volumes em oposição às técnicas 2D, que limitam-se a uma perspectiva bidimensional das figuras retratadas, ou seja, sem a atribuição da profundidade ao seu universo. Essa característica inerente contribuiu para o tom cartunesco e fantástico que imperou no uso da animação em 2D no século passado, já a vocação para o realismo do 3D impulsionou a tecnologia para outros campos, como o uso de efeitos especiais em filmes, algo que foi se tornando cada vez mais comum e indispensável ao cinema hegemônico.

A complexidade da caracterização dos personagens em 3D reflete as particularidades desse meio: a tridimensionalidade exige dos artistas que optam por esse meio de criação um nível de atenção aos detalhes que é desafiador. Por exemplo: animar cada um dos músculos de um corpo, fazer com que os cabelos se movimentem e aparentam ter elasticidade, peles com texturas que enruguem e estiquem e roupas que se movimentem com leveza e naturalidade. A engenharia visual ainda primitiva nos anos 90, limitava as possibilidades de criação. A saída encontrada pela equipe foi assumir a estética pouco realista e ainda um tanto superficial para contar a história de um grupo de bonecos de plástico, material que era representado com fidelidade pelos programas da época. 

Além das questões técnicas e plásticas, a caracterização de um personagem em 3D exige também uma percepção aguçada do mundo pelo seu criador, pois é a partir desse conhecimento do mundo que nos cerca que abre-se uma ampla gama de possíveis comportamentos. As características visuais desse personagem são capazes de definir uma certa emoção, uma qualidade, estabelecer um tipo social, uma ação e até mesmo o seu papel narrativo.

A criação de um objeto que possa ser visto por todos os ângulos exige uma série de cuidados particulares, porém como toda animação o que está em jogo é animar ou seja, dar vida, ânimo próprio para algo que não o tinha, tornando-o algo único e pleno de vida. Conhecendo os processos de criação e caracterização de personagens, pode-se então criar um personagem com características únicas e próprias para se encaixar na sua narrativa.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course