olhar para a arte

Toda obra de arte depende, além de seu criador, de uma outra figura para existir: seu espectador.

Essa premissa básica estabelece uma relação intrínseca entre a capacidade de observação do espectador com a obra criada e exposta pelo artista. Obra guardada, provavelmente, torna-se obra morta: esse é o grande medo de artistas das mais diferentes gerações, afinal, o trabalho artístico e a criação está intimamente ligado á uma noção ainda abstrata de relevância.

No entanto, essa relação se alternou ao longo dos tempos. Enquanto a arte, durante os séculos passados, era um objeto de fruição passiva, pelo menos nos seus formatos mais tradicionais. O teatro trágico grego talvez seja a representação mais próxima de uma arte que instigava, ativamente, um incômodo ou uma resposta de seus espectadores.

Na arte contemporânea, esse fenômeno se tornou mais comum. A arte interativa e a performance tornaram a experiência do espectador um tanto mais desestabilizadora e ativa, partindo de uma crença fundamental no papel da arte ser uma força transformadora para seu espectador.

Seja como for, a arte e olhar se tornam duas faces de uma mesma moeda, essencialmente conectados, em suas diversas manifestações.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course