o teatro fora dos palcos

No começo do século passado, as vanguardas europeias passaram a questionar os formatos tradicionais de se fazer e pensar arte. Sem planejar, elas despontavam um caminho que possibilitaria a proposição de novos suportes, tanto para as artes visuais quanto para as artes do corpo. E assim a teatralidade rompeu os limites de uma peça, saiu dos palcos e ganhou as ruas.

Partindo do happening e da performance às leituras públicas e slams, eis algumas manifestações e suportes inusitados de artistas contemporâneos, todas derivadas do teatro, para se expressarem visual e corporalmente.

Happening

O poeta e artista plástico Jean Jacques Lebel define o happening como uma “arte plástica, mas de natureza não exclusivamente pictórica, sendo também cinematográfica, poética, teatral, alucinatória, social-dramática, musical, política, erótica e psicoquímica. Não se dirige unicamente aos olhos do observador, mas a todos os seus sentidos”.

O termo happening (“acontecimento”, em português) foi descrito nesta especificidade pela primeira vez em 1959 pelo artista Allan Kaprow. Outros expoentes dessa modalidade artística são Claes Oldenburg e o compositor John Cage. Este último o definiu como “evento teatral espontâneo e sem trama”.

Diferente da performance, o happening obrigatoriamente cria uma interação de artista e plateia, o que gera um caráter de imprevisibilidade.

"Mountain" (Allan Kaprow) circa 1959
"Eu amo a América e a América me ama" (Joseph Beuys) 1974

Performance

Elaborada de forma mais cuidadosa do que um happening, a performance pode ou não ter a participação dos espectadores. Pode ser realizada para fins de registro e documentada em fotografia ou vídeo – e este ser o produto do trabalho a ser exibido.

Entre todas as tentativas de defini-la, a mais simples e abrangente é o de performance como “escultura com vida”, criada por Gregory Battcock, onde a figura do artista é o instrumento de arte. É a própria arte.

Surgiu na década de 1960, com o grupo Fluxus. Um artista memorável deste grupo foi o alemão Joseph Beuys, que na performance ao lado ficou por três dias abrigado por um pedaço de feltro em uma sala, rodeado por um coiote. O simbolismo da imagem remete às mais diversas interpretações.

Slam

Forma de ativismo cultural, a poesia Slam é um tipo de leitura pública, uma batalha realizada entre poetas com o microfone aberto – semelhante ao que ocorre nas rinhas dos Mc’s – para a leitura de textos da sua própria autoria. Atualmente, um dos mais conhecidos é o Slam Resistência, que ocorre geralmente na Praça Roosevelt (São Paulo); é formado um júri popular com o público presente e cada poeta tem até 3 minutos para recitar seu texto exprimindo performance, cadência e ritmo próprio. A prática envolve o corpo, a voz e a mente.

Jade Fanny, vencedora do Slam Resistência de Nov/2016

Leituras públicas

Seja em forma de manifesto, poesia declamada ou encenação improvisada, as leituras públicas são uma modalidade a ser explorada. Aglutinando elementos de todos os outros subprodutos do teatro anteriores, elas têm o poder de mobilizar passantes até então imersos em suas “bolhas individuais”, tragando-os para dentro de um corpo cênico estabelecido ali, naquele agora. Podem ser programadas ou espontâneas, mas em geral tem forte caráter político.

Bete Coelho lê o texto-manifesto "Quando as ruas queimam", de Vladimir Safatle, abrindo as performances públicas quarta edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) - Março/2017

 A quarta e presente edição da MITsp, que integra nossa colab#5 Resiliência Artística, explora esta modalidade ainda em desenvolvimento através de performances públicas encenadas por atores selecionados que leem os Manifestos Pandemia – 11 textos de cunho político, estético e antropológico que fazem uma varredura do nosso presente político. Levando o teatro dos palcos para as ruas, a iniciativa visa expandir o que entendemos por dramaturgia, além de dar chacoalhões necessários, como o teatro historicamente faz, cumprindo sua vocação.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

ONDA

CONVIDADOS

COMPARTILHE

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course