o riso dos outros

Documentário brasileiro de Pedro Arantes discute até onde vai a liberdade – ou o direito – de expressão através do humor.

Produzido através de um edital da TV Câmara que pretendia abordar a ética, O riso dos outros fez enorme sucesso nas redes sociais, na época em que foi lançado (2013). Em sintonia com o tempo em que vivemos, o filme aborda uma das questões centrais da atualidade: quais os limites do humor?

Através de entrevistas com comediantes, humoristas, quadrinistas, acadêmicos, um deputado e escritores, o documentário tem como recorte o formato de comédia stand up, que vem atraindo muitos jovens da nova geração de humoristas.

Através das falas contrastadas entre pontos de vista por vezes divergentes dos entrevistados, um dos grandes méritos do filme é lembrar que mesmo que o humor seja, geralmente, embasado nos preconceitos e nas discriminações, ele ainda é um excelente meio para criticar e conscientizar as pessoas de vários assuntos polêmicos como política, corrupção e consequências das desigualdades.

Por mais que alguns humoristas conservadores discordem disso, o grande trunfo do humor é sua capacidade de atingir as pessoas de uma maneira cômica, mas com um fundo crítico, instigante, que leva o espectador ou leitor a refletir.

One response

Comments are closed.