o que é vídeoarte?

A popularização das ferramentas de filmagem durante a década de 1960 deu início a dois processos diferentes.

Derivando-se da produção cinematográfica, já hegemônica desde o início do século, a comercialização popular do vídeo possibilitou os registros amadores e caseiros, principalmente nos ambientes familiares. Filmar, algo caro e complexo, agora é fácil, barato e praticamente ilimitado.

Outra produção que surgiu e se popularizou foi o uso artístico do vídeo por parte de artistas. No contexto da arte contemporânea, desafiadora de nomeações por articular diferentes modalidade como dança, música, pintura, teatro, escultura e literatura, o vídeo é uma fonte de registro de happenings e performance que se perdiam no tempo.

A nova disposição possibilitou um novo espaço em museus e galerias. O cinema, antes exclusivo de suas suntuosas salas, agora se pulverizaram em outros espaços de arte através do vídeo. Além disso, o vídeo assumiu outras formas de exibição: projeções e monitores podem se acumular em simultaneidade e formulações de novas que criam outras relações entre imagens, espaços e sons.

Nam June Paik Untitled 1993

Alguns dos nomes fundadores da vídeoarte vem dos Estados Unidos. Artistas como Nam June Paik (1932 – 2006), Joan Jonas (1936), Ira Schneider (1939), Robert Morris (1931), Richard Serra (1939), Keith Sonnier (1941), Bruce Nauman, Robert Smithson (1938 – 1973) e Bill Viola (1951) devem ser lembrado como um importante expoente no campo das videoinstalação.

Atualmente, há uma exposição de Bill Viola acontecendo até 09/09/18 no Sesc Avenida Paulista. Vá conhecer!

para saber mais:

OUTRAS DO BLOG

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free