o que é o artista?, por Sarah Thornton

Durante quatros anos, a jornalista e crítica de arte Sarah Thornton entrevistou 33 artistas tentando encontrar uma resposta para a sua pergunta: O que é um artista?

Sarah Thornton, author of "33 Artists in 3 Acts", poses for a portrait Monday, November 10, 2014.

Entre ateliês, bienais e exposições individuais, o encontro da autora com os mais renomados nomes da arte contemporânea é retratado com fidelidade e naturalidade, expondo a variedade de percepções e crenças que existem no mundo das artes.

Trabalhando com capítulos curtos, o livro divide-se em três atos: Política, Filiação e Ofício, três formas de analisar a natureza de um artista. Cria, também, contrastes entre diferentes artistas com diferentes modos de ver a arte, como entre Ai Weiwei, com sua pulsão política irrefreável, e Jeff Koons, com seu ímpeto financeiro. Apesar de ambos aderirem à cultura do ready made, suas produções caminham por vias opostas e estabelecem como diretrizes de diferentes ideias do que é ser um artista contemporâneo.

Essa dicotomia polêmica entre a arte e o mercado de arte é profundamente explorada pela perspectiva dos próprios artistas. Nos bastidores, vemos como é comum o uso de assistentes que, de fato, criam as obras de artistas renomados, outro ponto de certa polêmica no universo das artes.

Mas, ao final de 33 capítulos, 4 anos de pesquisa, o que é ser um artista, para Sarah Thornton?

A beleza dessa questão é o fato de as respostas serem tão diversas e numerosas. Se houvesse uma única resposta, eu não poderia escrever um livro. O papel de um artista é um dos mais customizáveis que existe, é mais uma identidade que um emprego. E é extremamente difícil se tornar um artista e manter-se como um deles no atual cenário internacional da arte.

A partir do livro, resolvemos realizar uma trilogia de ONDAs (#14,#15 e#16), assumindo diferentes pontos de vista para termos uma visão mais ampla do que é um artista. Acompanhem o ATRAVES\\ para saber mais!

para saber mais:

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG