o papel mais antigo do mundo

O Papel de Fangmatan, considerado o papel de fibra vegetal mais antigo do mundo, foi descoberto em março de 1986,  na zona florestal de Fangmatan, no noroeste da China, após um deslizamento de terra revelar túmulos que remontavam à época das dinastias de Qin (221 a.C.-206 a.C.) e Han (202 a.C.-220 d.C.).

No passado era comum escrever-se em pele de carneiro, em ossos de animais ou em tábuas finas de bambu. Surpreendentemente, apesar de milenar, a composição do Papel de Fangmatan não é muito diferente das folhas de papel de hoje.

A relíquia foi encontrada sob o peito do dono de um dos túmulos, e à primeira vista parecia um pedaço de seda, de tão fina e delicada. Foi preciso observá-la com microscópio para compreender que era um pedaço de papel, intacto mesmo após dois mil anos.

Hoje em dia, a relíquia se encontra numa caixinha de vidro, no Instituto de Arqueologia de Gansu. Depois de limpo, o papel revelou desenhos de rios, matas e montanhas, e confirmou-se que é um mapa da topografia de Fangmatan.

Uma contribuição de Isadora Levy.

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
free online course

One response

Comments are closed.