o fim dos cinemas

O final do século XX presenciou um espetáculo trágico: a decadência dos cinemas de rua.

Um fenômeno que atraia multidões durante décadas tornou-se frágil perante as pressões da especulação imobiliária, entre outros problemas como a violência urbana, o inchamento das cidades e os tamanhos luxuosos das salas. Todos esses aspectos acabaram culminando com um verdadeiro extermínio dos cinemas de rua em prol das salas de shopping.

Os multiplex, cinemas de shopping, conseguem atender uma demanda de maior do mercado de exibição graças ao número de salas e a diminuição de poltronas. Além disso, os ambientes de shopping apresentam-se como alternativa mais confortável para uma parcela da população que prefere a segurança dos ambientes fechados, com diversas opções de compra e de alimentação.

Outra mudança impactante no mercado foi o surgimento de tecnologias como o VHS, o DVD, o BluRay e, atualmente, o VOD (video on demand) que proporcionaram opções mais baratas e – de novo – mais confortáveis para o espectador conferir os filmes sem sequer sair de casa. O resultado foi a diminuição no número total de salas de cinema presenciada no Brasil.

Balanço divulgado em maio de 2014 pela Agência Nacional de Nacional (Ancine) confirma a redução de 15,8% dos cinemas de rua entre os anos de 2009 e 2013. São apenas 335 salas por todo país. Por outro lado, a quantidade de espaços de exibição dentro de shoppings cresceu 87,5% e soma 2.343 locais no Brasil inteiro. Para efeito de comparação, o país tinha 3.276 salas nos anos 70, sendo a maior parte delas formada por cinemas de rua.

Muitas dessas salas vazias se tornaram estacionamentos, igrejas ou foram totalmente demolidas. De qualquer forma há, em São Paulo, uma luta para manter os cinemas de rua aberto e funcionando, como é o caso do Belas Artes e da Cine Sala, espaços que foram reformados e reabertos dentro de sua proposta original: cinemas de rua exibidores.

O fim dos cinemas de rua já foi um perigo mais eminente no passado, mas o que impressiona e deve ser estimulado é a resistência desses espaços de exibição alternativo e de cultura que contrariam a lógica do mercado.

Os cinemas de rua ainda existem.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course