o 13 e suas lendas, mitologias e superstições

Em praticamente todas as culturas existe alguma história fantástica envolvendo o 13. O polêmico número é geralmente associado ao azar, mas para alguns ele também carrega simbologias positivas. Conheça algumas das histórias que o envolvem:

Mitologia Egípcia

Set esquartejou Osíris em 14 pedaços e jogou no rio Nilo, contando que os crocodilos iriam devorá-los. Antes disso, sua esposa Ísis conseguiu resgatar 13 pedaços (faltando apenas o pênis, que foi comido por um peixe). Ao ir para outro mundo, o Sol Noturno – que morre a cada noite para ressuscitar no dia seguinte, Osíris transformou-se no Deus dos Mortos, da morte e da ressureição.

Astrologia

O número abarca dois enormes potenciais: um de realização de objetivos e outro, igualmente grande, para a destruição total. Sob a regência do 13 é tudo ou nada. Regido pelo signo de Escorpião, ele governa os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transmutação.

Mitologia nórdica

12 deuses foram convidados para um banquete com toda pompa e circunstância. Loki, deus do fogo e da trapaça, fez jus ao nome aparecendo sem ser convidado e arrumou uma briga que terminou com a morte de Balder, o deus favorito. Por lá, até hoje muita gente não se senta à mesa quando o grupo está em 13 pessoas. Diz-se ser este o motivo pelo qual os conjuntos de mesa são sempre vendidos em grupos de 4, 6 ou 12: convidar 13 pessoas para uma refeição seria um péssimo presságio.

Cultura indiana

A Índia é mais uma da culturas que subverte o mau agouro geralmente relacionado ao 13. Afim ao 4 (1 + 3 = 4), o 13 é visto por lá como símbolo de próspera sorte, um número religioso muito apreciado; os templos hindus apresentam comumente 13 estátuas de Buda.
Em um dialeto falado no norte da Índia, o número é pronunciado como tera – palavra também utilizada para se referir a Deus.

Tarot

O Arcano Maior XIII é a “A Morte”. Durante séculos, a carta mais temida desse oráculo. Mas a carta não tem um significado literal, ela aponta para transformação, renovação e transmutação. Desta forma, pode estar ligada a mudanças benéficas, como casamento, nascimento, mudança para outro país etc.

Indiscutivelmente, simboliza quase sempre o fim de uma antiga forma de vida. Assim, pode-se dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) e estabilidade. Eis seu paradoxo.

A Última Ceia

Jesus e seus 12 apóstolos sentaram-se à mesa para aquela que ficou conhecida como a Última Ceia. Era quinta-feira e, um dia depois, Jesus foi crucificado. Estava criado um dos maiores estigmas do número, uma das lendas mais populares para explicar a aversão comum a ele. Até hoje, o número é associado pelos mais fervorosos ao paganismo e a ruindade.

EUA e Canadá

Nos dois países, não é nada incomum encontrar prédios que simplesmente não tem o 13º andar. Os elevadores norte-americanos ou pulam do 12º para o 14º andar, ou atribuem outro nome ao piso, como 12A, por exemplo.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

RE-INSPIRAÇÃO

ONDA

COMPARTILHE