o 13 e suas lendas, mitologias e superstições

Em praticamente todas as culturas existe alguma história fantástica envolvendo o 13. O polêmico número é geralmente associado ao azar, mas para alguns ele também carrega simbologias positivas. Conheça algumas das histórias que o envolvem:

Mitologia Egípcia

Set esquartejou Osíris em 14 pedaços e jogou no rio Nilo, contando que os crocodilos iriam devorá-los. Antes disso, sua esposa Ísis conseguiu resgatar 13 pedaços (faltando apenas o pênis, que foi comido por um peixe). Ao ir para outro mundo, o Sol Noturno – que morre a cada noite para ressuscitar no dia seguinte, Osíris transformou-se no Deus dos Mortos, da morte e da ressureição.

Astrologia

O número abarca dois enormes potenciais: um de realização de objetivos e outro, igualmente grande, para a destruição total. Sob a regência do 13 é tudo ou nada. Regido pelo signo de Escorpião, ele governa os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transmutação.

Mitologia nórdica

12 deuses foram convidados para um banquete com toda pompa e circunstância. Loki, deus do fogo e da trapaça, fez jus ao nome aparecendo sem ser convidado e arrumou uma briga que terminou com a morte de Balder, o deus favorito. Por lá, até hoje muita gente não se senta à mesa quando o grupo está em 13 pessoas. Diz-se ser este o motivo pelo qual os conjuntos de mesa são sempre vendidos em grupos de 4, 6 ou 12: convidar 13 pessoas para uma refeição seria um péssimo presságio.

Cultura indiana

A Índia é mais uma da culturas que subverte o mau agouro geralmente relacionado ao 13. Afim ao 4 (1 + 3 = 4), o 13 é visto por lá como símbolo de próspera sorte, um número religioso muito apreciado; os templos hindus apresentam comumente 13 estátuas de Buda.
Em um dialeto falado no norte da Índia, o número é pronunciado como tera – palavra também utilizada para se referir a Deus.

Tarot

O Arcano Maior XIII é a “A Morte”. Durante séculos, a carta mais temida desse oráculo. Mas a carta não tem um significado literal, ela aponta para transformação, renovação e transmutação. Desta forma, pode estar ligada a mudanças benéficas, como casamento, nascimento, mudança para outro país etc.

Indiscutivelmente, simboliza quase sempre o fim de uma antiga forma de vida. Assim, pode-se dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) e estabilidade. Eis seu paradoxo.

A Última Ceia

Jesus e seus 12 apóstolos sentaram-se à mesa para aquela que ficou conhecida como a Última Ceia. Era quinta-feira e, um dia depois, Jesus foi crucificado. Estava criado um dos maiores estigmas do número, uma das lendas mais populares para explicar a aversão comum a ele. Até hoje, o número é associado pelos mais fervorosos ao paganismo e a ruindade.

EUA e Canadá

Nos dois países, não é nada incomum encontrar prédios que simplesmente não tem o 13º andar. Os elevadores norte-americanos ou pulam do 12º para o 14º andar, ou atribuem outro nome ao piso, como 12A, por exemplo.

Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

RE-INSPIRAÇÃO

ONDA

COMPARTILHE