nova áfrica/brasil

Selecionamos uma lista de seis artistas que representam novas conexões entre Brasil e África. Apesar de inúmeros exemplares no passado, novas experimentações e encontros estão sendo realizado, revitalizando essa conexão ancestral poderosa.

METÁ METÁ

O trio paulista já lançou três CDs e é considerado um dos maiores sucessos da cena independente. Formado em 2008 pela cantora Juçara Marçal, pelo guitarrisa Kiko Dinucci e pelo saxofonista Thiago França, a banda se destaque pelo encontro de jazz e ritmos afros e seu titulo se traduz como três em um, do Iorubá. Ouça o último disco da banda:

BAIANA SYSTEM

O BaianaSystem é um projeto musical formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em Salvador – BA nos anos 1940. O nome vem da junção de “guitarra Baiana” com “sound system”, que são sistemas de som criados e popularizados na Jamaica. A banda lançou seu segundo disco em 2016, que a popularizou mundialmente ao fazer parte da trilha sonora do FIFA 16.

BACO EXU DO BLUES

O rapper baiano Baco Exu do Blues lançou seu primeiro CD, Esú, em 2017. O disco narra uma busca espiritual entre ascensão e queda, uma busca pelo caminho do meio, remetendo elementos de religiões afros. O disco possui caráter conceitual e conjuga as letras fortes com as imagens  fotógrafo baiano Mario Cravo Neto. Ouça ‘Ti Amo Disgraça’:

RINCON SAPIÊNCIA

Rincon Sapiência iniciou a carreira em 2000 mas somente em julho de 2009, lançou o single solo “Elegância”, sem dúvida o seu maior sucesso. Seu som é marcado por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock. Seu último álbum foi lançado em 2017, chamado Galanga Livre. Ouça:

ELZA SOARES

A veterana entra na lista pelo estrondoso sucesso de seu primeiro álbum de músicas originais, A Mulher do Fim do Mundo. O disco faz uma releitura punk do clássico samba que tornou Elza Soares uma ícone da música brasileira. O disco foi destaque internacional, recebendo destaque na Pitchfork e no The Guardian. Ouça A Mulher do Fim do Mundo

ANNÁ

A jovem Anná lançou seu primeiro EP Pesada em 2017. O disco, com 4 canções, reflete as influências nacionais e internacionais, refletindo os encontros de diferentes gêneros. As letras refletem conteúdos políticos com leveza e bom humor e a bela voz da cantora e compositora completa o pacote. Ouça Pesada:

Para completar, um clássico eterno do encontro entre a cultura brasileira e africana. Os Afrosambas, de Vinicius de Morais e Baden Powell:

Para saber mais:

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG