mulheres da arte brasileira

Durante muito tempo a arte foi um espaço extremamente masculino.

Não foram poucos os casos de mulheres que tiveram sua carreira artística abreviada ou interrompido por pressões sociais. Houveram até mesmo as que tiveram sua identidade suprimida ao longo da história da arte, cenário que, gradualmente vem sendo modificado no contemporâneo. Pensando nisso, resolvemos celebrar algumas mulheres que fizeram história na arte brasileira.

Tarsila do Amaral (1886 – 1973)

Considerada um dos nomes mais fortes do movimento modernista brasileiro, Tarsila do Amaral começou a pintar em Barcelona, na Espanha, onde concluiu seus estudos. Depois de ter se separado do marido, começou a estudar escultura em 1916, em São Paulo. Posteriormente, Tarsila estudou também desenho e pintura. Seus quadros mais famosos são o Abaporu, de 1928, e Operários, de 1933. O Abaporu foi dado de presente de aniversário para Oswald de Andrade. Empolgado com a obra, ele criou o Movimento Antropofágico.

Anita Malfatti (1889 – 1964)

Filha de imigrantes (pai italiano e mãe norte-americana), Anita Malfatti foi fortemente influenciada pela mãe, que pintava e desenhava, e provavelmente nem sonhava que a filha se tornaria uma das mais importantes pintoras brasileiras. Vítima de uma atrofia congênita na mão direita, Anita aprendeu a escrever, desenhar e pintar com a mão esquerda. O primeiro contato com a arte expressionista alemã, foi em Berlim quando freqüentou a Academia Real de Belas Artes, em 1910.

Tomie Ohtake (1913 – 2015)

Nascida em Kyoto, no Japão, no ano de 1936, Tomie Otake veio com 23 anos para o Brasil e instalou-se em São Paulo. Em 1968, ela se naturalizou brasileira. Anos antes, em 1952, o desejo de se tornar artista ficou latente quando ela foi visitar a exposição do artista plástico japonês Keisuke Sugano. A primeira exposição individual aconteceu em 1957, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Os anos 60, no entanto, foram os mais marcantes na sua carreira. Em 1960, ela foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna. No ano seguinte, participou pela primeira vez da Bienal Internacional de São Paulo. No final dos anos 60, Tomie começou a se interessar por serigrafia.

Djanira Motta e Silva (1914 – 1979)

Pintora, desenhista, ilustradora e cenógrafam, Djanira Motta e Silva começou a desenhar quando se tratava de uma tuberculose, em São Paulo, nos anos 30. O contato com a arte torna-se mais estreito quando ela se muda para o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

No ano de 1943, Djanira expõe pela primeira vez, na Associação Brasileira de Imprensa. Morando em Nova York de 1945 a 1947, sofre influência de Pieter Brueghel. De volta ao Brasil, pintou o mural Candomblé, na casa do escritor Jorge Amado. No Rio de Janeiro, foi uma das participantes mais engajadas do Movimento pelo Salão Preto e Branco, um protesto de artistas contra os altos preços do material para pintura.

Lygia Pape (1927 – 2004)

Nascida em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Lygia Pape foi uma gravadora, escultora, pintora, cineasta, professora e artista multimídia brasileira, identificada com o movimento conhecido por neoconcretismo. Pape iniciou seus estudos em arte com os gravadores Fayga Ostrower e Ivan Serpa e deixou uma obra marcada pelo abstracionismo geométrico e por uma diversificação exemplar. Uma de suas obras mais instigantes é o Livro Noite e Dia, um conjunto de 365 peças de madeira diferentes umas das outras, em tons que vão do branco ao cinza.

Hilda Hilst (1930-2004)

Nascida em 1930, Hilda Hilst foi uma poeta, dramaturga e cronista brasileira. Com mais de 40 livros escritos e publicados entre 1950 e 2000, foi considerada um das principais escritoras em língua portuguesa do século XX. Ganhou diversos prêmios, como o “Prêmio Jabuti”. Suas obras foram traduzidas para o alemão, francês, inglês, italiano e espanhol, ganhando prestígio mundial.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download