MAURICIO LIMA

FOTÓGRAFO * COLAB#6

No ATRAVES\\, Mauricio participará da COLAB#9, uma parceria com a Doc Galeria, que resultará na criação de uma série piloto de documentários onde fotógrafos nos contarão a história por trás de uma imagem.

Anteriormente, Maurício participou da COLAB#6 FARIDA, com sua exposição fotojornalística sobre uma família em fuga da guerra civil na Síria – atualmente em exibição no MIS-SP. A mostra conta com uma intervenção sensorial do ATRAVES\\, que os visitantes acessam ao final. Além disso, o fotógrafo compartilha conosco o processo criativo de um momento tão intenso e atual.

Mauricio Lima [São Paulo, Brasil] é um fotógrafo documental independente. Ao longo de mais de uma década, vem desenvolvendo um extenso projeto sobre a vida de pessoas afetadas por crises sociais e conflitos armados, com amplos trabalhos realizados em países como Afeganistão, Brasil, Iraque, Líbia, Portugal e Ucrânia. Atualmente, concentra-se em uma longa documentação sobre a migração dos refugiados do Oriente Médio rumo à Europa. Parte desse trabalho tem sido publicada com frequência pelo The New York Times.

Após os protestos de junho de 2013 no Brasil, Mauricio Lima idealizou o FotoProtestoSP, um coletivo que reuniu cerca de 20 fotógrafos, cujo objetivo era o de disseminar a importância de manifestações de rua como liberdade de expressão em uma sociedade democrática, através de grandes intervenções fotográficas em muros públicos de São Paulo.

Em 2016, Mauricio Lima tornou-se o primeiro fotógrafo brasileiro a receber o prestigioso Prêmio Pulitzer pelo seu ensaio sobre os refugiados em busca de asilo na Europa, após ter sido finalista em 2015 com o trabalho sobre o conflito na Ucrânia.

É detentor de inúmeros prêmios -todos no exterior- com destaque para o World Press Photo [duas vezes], Pictures of the Year International [quatro vezes], Overseas Press Club of America [2016], The Frontline Club Award London [2015], Bayeux-Calvados des Correspondants de Guerre [2006], entre outros. Foi eleito o fotógrafo do ano pelo Pictures of the Year Latin America [2015] e pela revista TIME [2010].

Mauricio Lima é o único fotógrafo brasileiro condecorado com o prêmio Gabriel García Márquez, concedido pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano [2004], o mais prestigioso reconhecimento na América Latina.

Com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia como um direito a todos, Mauricio Lima decidiu acabar com a tiragem limitada de cópias assinadas de seus trabalhos desde o início de 2016. Suas fotos já foram exibidas em exposições individuais e coletivas no Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos, França e Rússia.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

CONVIDADOS