MAURICIO LIMA

FOTÓGRAFO * COLAB#6

No ATRAVES\\, Mauricio participará da COLAB#9, uma parceria com a Doc Galeria, que resultará na criação de uma série piloto de documentários onde fotógrafos nos contarão a história por trás de uma imagem.

Anteriormente, Maurício participou da COLAB#6 FARIDA, com sua exposição fotojornalística sobre uma família em fuga da guerra civil na Síria – atualmente em exibição no MIS-SP. A mostra conta com uma intervenção sensorial do ATRAVES\\, que os visitantes acessam ao final. Além disso, o fotógrafo compartilha conosco o processo criativo de um momento tão intenso e atual.

Mauricio Lima [São Paulo, Brasil] é um fotógrafo documental independente. Ao longo de mais de uma década, vem desenvolvendo um extenso projeto sobre a vida de pessoas afetadas por crises sociais e conflitos armados, com amplos trabalhos realizados em países como Afeganistão, Brasil, Iraque, Líbia, Portugal e Ucrânia. Atualmente, concentra-se em uma longa documentação sobre a migração dos refugiados do Oriente Médio rumo à Europa. Parte desse trabalho tem sido publicada com frequência pelo The New York Times.

Após os protestos de junho de 2013 no Brasil, Mauricio Lima idealizou o FotoProtestoSP, um coletivo que reuniu cerca de 20 fotógrafos, cujo objetivo era o de disseminar a importância de manifestações de rua como liberdade de expressão em uma sociedade democrática, através de grandes intervenções fotográficas em muros públicos de São Paulo.

Em 2016, Mauricio Lima tornou-se o primeiro fotógrafo brasileiro a receber o prestigioso Prêmio Pulitzer pelo seu ensaio sobre os refugiados em busca de asilo na Europa, após ter sido finalista em 2015 com o trabalho sobre o conflito na Ucrânia.

É detentor de inúmeros prêmios -todos no exterior- com destaque para o World Press Photo [duas vezes], Pictures of the Year International [quatro vezes], Overseas Press Club of America [2016], The Frontline Club Award London [2015], Bayeux-Calvados des Correspondants de Guerre [2006], entre outros. Foi eleito o fotógrafo do ano pelo Pictures of the Year Latin America [2015] e pela revista TIME [2010].

Mauricio Lima é o único fotógrafo brasileiro condecorado com o prêmio Gabriel García Márquez, concedido pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano [2004], o mais prestigioso reconhecimento na América Latina.

Com o objetivo de democratizar o acesso à fotografia como um direito a todos, Mauricio Lima decidiu acabar com a tiragem limitada de cópias assinadas de seus trabalhos desde o início de 2016. Suas fotos já foram exibidas em exposições individuais e coletivas no Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos, França e Rússia.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

CONVIDADOS