MARCELO ROCHA

No ATRAVES\\, Marcelo Rocha cria o projeto de iluminação do filme desenvolvido por Luanna Jimenes, durante a ONDA#14 – EU, ARTISTA.

O filme aborda a situação dos artistas imigrantes africanos que vivem em São Paulo.

Além disso, Marcelo assina a iluminação do nosso estúdio e participa do ENTRE\\ONDAS#11 realizando um workshop sobre iluminação e fotografia para qualificar a equipe e convidados.

A iluminação do ATRAVES\\

Para a iluminação do estúdio, pedimos que a ele um espaço que nos desse uma luz por igual quando precisássemos, uma luz pontuada para marcarmos peças de arte e um controle que pudesse fazer coabitar projeções, exposições e uma série de situações de objetos e pessoas com diferentes necessidades.

Com um desenho que espelha a tesoura onde foram instaladas, 7 bolas de polietileno equalizam o ambiente trazendo uma luz confortável com total controle. De cada lado dessa tesoura foi colocado um trilho com dois tipos de luz. Spots que pontuam o espaço também em tom branco quente, apontando para baixo e, apontando para o teto, tubos de led mais frios.

Esses tubos transformam o teto branco numa bandeira mais fria, equilibrando a temperatura e tirando o calor das outras fontes. Em outra opção, sozinhas, trazem uma luz mais fria, mais interna, que pode servir a alguns tipos de trabalho.

“O espaço do ATRAVES\\ foi a primeira coisa que ficou clara para todos nós. Precisávamos de um lugar que possibilitasse a troca e o processo criativo. Uma tela em branco. Só que é um espaço tridimencional. Entra a luz. Podemos ser mais alegres ou soturnos, tudo isso no tom do branco. Foi assim que o diretor de fotografia e criador de uma série de projetos em iluminação, Marcelo Rocha, entendeu o espaço do ATRAVES\\.”

Marcelo Rocha tem mais de 30 anos de experiência em direção de fotografia. Está constantemente colaborando com marcas como Itaú, Folha de São Paulo e Natura.

ONDAS