longevidade e revisão de papéis

O jornalista Matheus Pichonelli escreveu em seu blog sobre a dificuldade em lidar com o envelhecimento dos pais. A velhice e sua forma de expressão na atualidade são temas que têm ocupado cada vez mais as mentes e corações de adultos que, devido aos avanços da medicina e ao aumento da longevidade, testemunham a velhice “estendida” de seus pais.

A passagem do tempo força as pessoas a assumirem papéis diferentes ao longo a vida: quando nascem, os filhos e filhas recebem dos pais acolhimento emocional e cuidados físicos necessários para sua sobrevivência. Ao longo da infância e adolescência, espera-se que os filhos ganhem autonomia, até mudarem-se de casa e, frequentemente, formarem suas próprias famílias, quando passam a exercer, eles próprios, o papel de pais.

Entretanto, a versão filho/a continua existindo e, aos poucos, é novamente ativada, mas agora de forma “invertida”. Relacionar-se com os pais idosos traz uma mudança na direção da atenção: de cuidados pelos pais, os filhos passam a cuidar deles, e sem a perspectiva de que eles passem a ter mais autonomia. Pichonelli posiciona, poeticamente, o idoso como aquele que vê “todas as ferramentas que funcionavam no auge da forma física se tornarem peças obsoletas de museu” e é, ao mesmo tempo, atropelado pela chegada de novos instrumentos e linguagens; e é pressionado pelos filhos e netos a conectar-se a uma rede virtual.

Um desafio dessa geração de filhos e filhas que passam a cuidar de seus pais por longos períodos de tempo é o de criar pontes “(…) entre este mundo que desaparece e outro que emerge”. Uma das maneiras, levantada pelo autor, é falar sobre esse desafio, compartilhar experiências, refletir sobre ele.

“Falar sobre a velhice, sem eufemismos ou obrigações subliminares de felicidade constante, é uma forma de falar sobre acolhimento. É também uma forma de valorizar um mundo prestes a desaparecer. E lembrar que, entre todas as dificuldades de convívio, a longevidade dos pais é o maior presente que os filhos podem ter”.

Um ensaio de Tais Borges

OUTRAS DO BLOG

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course