kenji mizoguchi

Kenji Mizoguchi nasceu em 16 de Maio de 1898 em Tóquio, no Japão.

Filho de um carpinteiro, teve uma infância de muitas dificuldades econômicas, realidade que levou seu pai à tomar uma atitude radical que marcou profundamente a vida de Mizoguchi: a venda de sua irmã mais velha para se tornar uma gueixa. Além de criar uma profunda inimizade entre Mizoguchi e seu pai, o fato influenciou definitivamente a visão de mundo do cineasta, explorado através de seus filmes.

Mizoguchi talvez possa até mesmo ser considerado um dos primeiros diretores de cinema a explorar pontos feministas em suas obras. A temática da mulher, subjugada através de uma sociedade de cultura extensamente machista, em que seus direitos são limitados e sua vontade é considerada irrelevante, foi uma das temáticas preferidas do cineasta em sua longa filmografia, que soma-se quase 100 filmes feitos, mas apenas 30 conservados.

Dentro da sua estética, destaca-se o uso dos planos sequência que demandavam extenso ensaio de toda equipe para funcionarem. O menor erro era o suficiente para a repetição integral dos movimentos, o que ocasionou certa vez a realização de 100 takes para certo plano. Outro aspecto impactante de seu estilo é a rejeição aos planos próximos e dos closes como forma de exprimir emoções, e sim uma relação entre espaço e posicionamento do corpo.

Uma das mais belas homenagens realizadas ao cineasta veio do seu conterrâneo Hayao Miyazaki, em seu filme A Viagem de Chihiro (2001), através das referências ao seu clássico Oharu – A Vida de uma Cortesã. Considerado um dos pilares para o paradigma clássico, Kenji Mizoguchi tornou-se uma referência do cinema japonês e um ícone do cinema mundial.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course