john zorn

O genial saxofonista e compositor John Zorn nasceu em Nova York no ano de 1953. Sua educação musical começa cedo, sob a égide de sua família: da sua mãe, trouxe o gosto pela música clássica e pela world music; através de seu pai, conheceu o jazz, as chansons francesas e a música country; do seu irmão, ouviu a coleção de doo-woprock and roll, dos anos 50.

Esse caldeirão de influências se traduz em sua musicalidade que compõe um extenso corpo de trabalho do artista, que é creditado em mais de 400 discos como compositor ou por performance. Na sua maior parte, foram editados pelo seu selo Tzadik, cujo lema é a propagação da “Radical Jewish culture”.

“O nome ‘Radical Jewish culture’ foi escolhido com séria deliberação. Pouco se pode questionar o fato de que as contribuições de Franz Kafka, Mark Rothko, Albert Einstein, Walter Benjamin, Lenny Bruce e Steve Spielberg foram todas elas acolhidas como centrais, em termos de cultura judaica, no século 20. A pergunta lógica que daí decorre é: há em suas obras um conteúdo judaico? Bem, às vezes sim, às vezes não. E ao usar o termo ‘Great Jewish music’ estou levantando esta questão, meio de gozação, e não sem uma pequena reverência ao Art Ensemble of Chicago (icônico conjunto negro de free jazz)”.

Polêmicas à parte, o trabalho do prolífico compositor encontrou campo fértil no cinema. Ele realizou 25 volumes de seus Filmworks Series, albuns que realizou como trilhas sonoras. Foi creditado em mais de 40 filmes, comerciais e curtas como compositor e em 2013, anunciou que não iria mais compor trilhas sonoras, dedicando-se ao seu trabalho autoral.

Surpreenda-se com a versatilidade de John Zorn e com a sua felicidade em transitar por diferentes estilos, tanto entre os seus diversos projetos, quanto até mesmo em uma só música. Para além de compositor música, Zorn é como um escultor moldando formas sonoras com absoluta liberdade, dando saltos inesperados e, mais importante ainda, se divertindo.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

OUTRAS DO BLOG