john cage

John Cage (1912 – 1992) foi um multi artista que, entre seus diversos ramos de atuação, se dedicou à composição musical e a sua teoria, mas também foi um escritor e artista nascido em Nova Iórque, Estados Unidos.

Cage se destacou pelo pioneirismo na música aleatória e eletroacústica, aplicando o uso de instrumentos não convencionais, assim como explorou o uso não convencional de instrumentos convencionais. Tornou-se uma figura chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.

Uma de suas obras mais marcantes é conhecida como 4’33”, composto em 1952. A proposta era eliminar os elementos sonoros da gravação, afim de registrar as minúcias que circundam o espaço e suas presenças, como um espectador inquieto ou a movimentação dos músicos presentes. O conteúdo final não é uma duração de silêncios, como seria esperado, mas de pequenos sons que passam despercebidos.

Para Cage, isso também é música.

4’33” tocada de diversas maneiras

A obra de John Cage é marcada por essas provocações entre os conceitos que parecem primordiais ou indiscutíveis e uma releitura incendiárias dessas propostas já estabelecidas.

Outro exemplo dessa sua inquietude foi a criação de um livro de receitas de bolo, lançado pelo artista em 1988. O detalhe é que o livro narra receitas de bolos de lama. Qual a necessidade de um livro de receitas para algo que não é comestível? Algo que não há ciência, regras ou parâmetros, deveria prezar pela liberdade de criação.

Subverter padrões e tornar concreto algo que jamais foi criado é um dos pilares da arte e da criação artística empreendida por John Cage e foi assim que trilhou um caminho desconhecido, ousado e inédito.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
lynda course free download
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download