jogos que viraram filmes

Um fenômeno relativamente recente são os jogos de videogame que se transformaram em filmes. É interessante perceber como as experiências variaram entre fracassos retumbantes e exemplares bem sucedidos, quase sempre deixando algo a dever em questões narrativas, como a profundidade dos roteiros. Selecionamos alguns desses filmes para fazer uma breve retrospectiva desses encontros.

“Super Mario Bros.” (1993)

O primeiro filme adaptado por uma série foi Super Mário Bros, datando no ano de 1993. O sucesso do jogo nas plataformas da Nintendo o credenciaram para uma adaptação em live action, contando com a presença do histórico ator Dennis Hopper como o vilão do filme, Rei Koopa e outros atores de renome, como Bob Hoskins, como Mario, e John Leguizamo, como Luigi. O filme foi um fracasso de público, mas representou um importante primeiro passo na adaptação da narrativa dos videogames para as telonas.

“Mortal Kombat” (1995 e 1997)

O primeiro Mortal Kombat, dirigido por Paul W. S. Anderson, é um dos poucos filmes adaptados de videogames que teve grande repercussão na mídia, tornando-se um sucesso de público e alcançando um status de cult movie. A sequência, dirigida por John R. Leonetti, trouxe uma série de recastings do elenco original e não conseguiu dar continuidade aos números de bilheteria e nem foi bem recebido pelo público.

“Resident Evil” (2002, 2004, 2007, 2010, 2012 e 2016)

Uma das séries mais longínquas de filmes da atualidade é Residente Evil. O primeiro filme da série foi dirigido por Paul W. S. Anderson,  sendo contratado pela Sony para escrever um roteiro e acabou assumindo a direção e produção do filme. Ele também havia sido o responsável pelo primeiro Mortal Kombat. No ano seguinte. 2001, a atriz Milla Jovovich fechou contrato para interpretar a protagonista Alice, papel que reprisou nos próximos cinco filmes.

“Assassin’s Creed” (2016)

Assassin’s Creed é um dos últimos filmes adaptados de jogos de videogame. Sendo baseada na franquia de jogos eletrônicos homônima criada pela empresa francesa Ubisoft, dirigido por Justin Kurzel e estrelado por Michael Fassbender, Marion Cotillard e Jeremy Irons. No consenso crítico do Rotten Tomatoes, diz: “Assassin’s Creed é, sem dúvida, melhor feito (e certamente com melhor elenco) do que a maioria das adaptações de videogames, infelizmente, o resultado final alimentado pelo CGI ainda é uma alegria para um enredo extenso e [de execução] lenta”. O filme custou US$ 125 milhões

“Tomb Raider” (2001 e 2018)

Os dois filmes de Tomb Raider são separados por 17 anos. Tempo o suficiente para serem dois exemplares da transformação pela qual a sociedade está passando. A figura feminina, tão comumente sexualizada e explorada nos games, tendo como exemplo o primeiro filme na personagem vivida pela atriz Angelina Jolie, agora ocupa um outro espaço no novo filme. Lara Croft, agora interpretada por Alicia Vikander, possui outros atributos a serem explorados além de seus dotes físicos.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course