JOÃO WAINER

FOTÓGRAFO * COLAB#12

No ATRAVES\\, participa da COLAB#12, uma parceria com a DOC Galeria, que resultará na criação de uma temporada de uma série de documentários em que fotógrafos nos contarão a história por trás de uma imagem.

João Wainer nasceu em 1976, é jornalista, fotógrafo e cineasta. Dirigiu os longas “PIXO” e “JUNHO”. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo por 20 anos entre 1996 e 2016 ocupando os cargos de repórter-fotográfico, editor de fotografia, diretor da TV Folha e repórter especial.

Criou e desenvolveu o projeto da TV Folha, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo em 2013. Como free lancer, colaborou com publicações como Vice, New York Times, The Times, Rolling Stone e Trip. Lançou os livros de fotografia “Aqui Dentro: Carandiru” (Imprensa Oficial) e “Últimas Praias” (Terra Virgem). Expôs seus trabalhos no Museu Quay Branly (Paris), Fundação Cartier (Paris), MASP (São Paulo), MUBE (São Paulo) e no festival Reencontreé DÁrles (Arles) entre outros. Suas fotografias fazem parte da coleção Pirelli/MASP. Dirigiu videoclipes e fez capas de discos para artistas como Emicida, Chico Buarque, Gilberto Gil, Mallu Magalhães, Rita Lee, Jair Rodrigues, Racionais MCs, MV Bill e outros, tendo vencido o prêmio VMB da MTV Brasil (MV Bill, 2001) e o prêmio Multishow de melhor clipe (Emicida, 2016).

Atualmente, além de seus projetos pessoais, dirige filmes documentais e publicitários para os mais diversos clientes, entre eles: Google, Spotify, Netflix, Santander, Itaú, Ambev e Nívea. Venceu o prêmio “Don Quixote de La Perifa”por dois anos consecutivos em 2007 e 2008.

COMPARTILHE

CONVIDADOS