janela d’alma

Diz-se que os olhos são as janelas da alma.

Janelas são pequenas aberturas que ampliam nossa capacidade de olhar: ver e compreender o mundo.

Essas pequenas aberturas são capazes de, com qualquer interferência, alterar completamente nossa percepção de realidade. Essa relação pode implicar em diferentes níveis: uma ideologia é capaz de mudar completamente a compreensão que temos da realidade, assim como lentes coloridas podem proporcionar um novo jogo de cores para o mundo.

Uma percepção pode ser algo um tanto profundo e demorar anos para mudar, ou pode refletir a simplicidade de uma criança que, pela primeira vez, coloca os óculos e percebe nuances definidas. Duas pequenas rótulas de vidro, lixadas com precisão, podem fazer toda a  diferença, como nesse caso:

Na outra ponta da corda, os olhos cansados por ver as coisas acabam se lesionando pelo uso.

Imagine passar 70 ou 80 anos a mirar, focar, abrir, fechar? Sempre pronto para ver o que há de belo mas também toda miséria e injustiça.

Um pouco sobre isso é o documentário Janelas da Alma (2001), dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, que conta com entrevistas de figuras como José Saramago, Agnés Varda e Wim Wenders.

Todos com uma relação dúbia com o olhar: essencial para suas atividade, gasta pelo tempo.

Seja como for, recomenda-se sempre um olhar atento para o mundo e pela vida, pronto para alterar seu ponto de vista até tornar, o que antes era comum, em estrangeiro.

 

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course