ISAÍAS SALES

ARTISTA INDÍGENA * COLAB#10

No ATRAVES\\, Isaías Sales veio conversar com a gente sobre a sua luta para manter sua cultura e arte viva. Ainda tivemos o privilégio de escutar duas canções que representam sua tradição cultural e remonta a tempos primordiais. Ele diz que é como uma oração que dialoga com os elementos da natureza e proporciona curas.

Sales terá registrada sua participação durante o 35˚ Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo, durante a COLAB#10. O artista indígena, do povo HuniKuin, apresenta o Projeto Parede com um desenho baseado nas tradições da vida na floresta.

“Os cantos estão na nossa linguagem própria, uma linguagem pré-histórica e que está viva dentro de nós. É como uma reza, um diálogo com a floresta, os animais, a terra, com as águas… E é ela que transformamos em pintura.”

Ibã huni Kuin (Isaías Sales) é um txana, mestre dos cantos na tradição do povo huni kuin. Ao tornar-se professor na década de 80, aliou os saberes de seu pai Tuin Huni Kuin aos conhecimentos ocidentais, passando a pesquisar na escrita a sua tradição junto com seus alunos.

Ingressa na Universidade (Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC) em 2008 e cria o Projeto Espírito da floresta visando, com seu filho Bane, pesquisar processos tradutórios multimídia para esses cantos compondo o coletivo MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

CONVIDADOS

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download