incerteza viva

32a bienal de são paulo

“Discutir incerteza demanda compreender a diversidade do conhecimento, uma vez que descrever o desconhecido significa interrogar tudo o que pressupomos como conhecido.” (32ª Bienal de São Paulo, 2016)

Premissa de basicamente qualquer coisa – humanidades e em outras ciências – a incerteza parece pautar os modos pelos quais entendemos ou não nosso estar no mundo hoje: degradação ambiental, violência e ameaças a comunidades e à diversidade cultural, aquecimento global, colapsos econômicos e políticos, catástrofes naturais, vida devastada por atrocidades, doenças e fome etc.

É desse contexto que inicialmente partiu a pesquisa para a 32ª Bienal de São Paulo. Não como uma exposição de arte pós-apocalíptica, mas sim como uma investigação para encontrar o pensamento cosmológico, a inteligência ambiental e coletiva e a ecologia sistêmica e natural.

“Incerteza viva”, título da 32a Bienal de São Paulo, fala sobre abraçar e habitar a incerteza. Ela reconhece as incertezas como um sistema de orientação gerador e se funda na convicção de que, para enfrentar objetivamente as grandes questões de nosso tempo, tais como o aquecimento global e seu impacto sobre nossos habitats, a extinção de espécies e a perda de diversidade biológica e cultural, instabilidade econômica e política, a injustiça na distribuição dos recursos naturais do planeta, a migração global e a assustadora disseminação da xenofobia, entre outras, é necessário separar a incerteza do medo.

Com curadoria de Jochen Volz, Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga, a exposição fica em cartaz por três meses, até 11 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera.

Obras de 81 artistas e coletivos nacionais e internacionais, representando 33 países. A maioria dos artistas são mulheres.

Para além das obras que ficam expostas de forma permanente, a Bienal apresenta uma programação aberta ao público sempre às quintas e aos sábados. Entre as atividades, há shows, palestras, performances, exibição de filmes, apresentações de dança e oficinas de culinária coletiva e de bordado.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free