hoje é o dia internacional da felicidade

Inspirada pelo Butão, conhecido como “o país mais feliz da Terra”, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou em 2012 o 20 de março como o Dia Mundial da Felicidade.

Ainda que não exista consenso sobre o que exatamente é a felicidade – mesmo com o esforço da ciência em apurar e descrever os mecanismos, sentimentos e os estados de espírito associados ao ser feliz – a data de hoje busca nos lembrar da importância da felicidade na promoção da alegria e da paz entre os povos, bem como sua contribuição para evitar guerras e conflitos sociais, étnicos ou de quaisquer outros tipos, valorizando a harmonia e o bem-estar ao redor do mundo.

A iniciativa partiu do exemplo do Butão, um pequeno país asiático e himalaio. De tradição budista vajrayana, o país que pretende ser o primeiro a ter uma produção agrícola 100% orgânica prioriza o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

O FIB baseia-se no pressuposto de que o objetivo principal de uma sociedade não deve ser somente o crescimento econômico, mas antes de tudo a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual em harmonia com a Terra.

As nove esferas do FIB são:

1)     BEM-ESTAR PSICOLÓGICO

Grau de satisfação e de otimismo que cada indivíduo tem em relação a sua própria vida. Os indicadores incluem a prevalência de taxas de emoções tanto positivas quanto negativas, e analisam a auto-estima, sensação de competência, estresse, e atividades espirituais.

2)     SAÚDE

Mede a eficácia das políticas de saúde, com critérios como auto-avaliação da saúde, invalidez, padrões de comportamento arriscados, exercício, sono, nutrição etc.

3)     USO DO TEMPO

Um dos mais significativos fatores na qualidade de vida, especialmente o tempo para lazer e socialização com família e amigos. A gestão equilibrada do tempo é avaliada, incluindo tempo no trânsito, no trabalho, nas atividades educacionais etc.

4)     VITALIDADE COMUNITÁRIA

Foca nos relacionamentos e interações nas comunidades. Examina o nível de confiança, a sensação de pertencimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.

5)     EDUCAÇÃO

Leva em conta vários fatores como participação em educação formal e informal, competências, envolvimento na educação dos filhos, valores em educação, educação ambiental, etc.

6)     CULTURA

Avalia as tradições locais, festivais, valores nucleares, participação em eventos culturais, oportunidades de desenvolver capacidades artísticas, e discriminação por causa de religião, raça ou gênero.

7)     MEIO AMBIENTE

Mede a percepção das cidadãos quanto a qualidade da água, do ar, do solo, e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de coleta de lixo etc.

8)     GOVERNANÇA

Avalia como a população enxerga o governo, a mídia, o judiciário, o sistema eleitoral, e a segurança pública, em termos de responsabilidade, honestidade e transparência. Também mede a cidadania e o envolvimento dos cidadãos com as decisões e processos políticos.

9)     PADRÃO DE VIDA

Avalia a renda individual e familiar, a segurança financeira, o nível de dívidas, a qualidade das habitações etc.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

COMPARTILHE

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy course
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course