guia de textos do 35˚ panorama

Nós nos aproximamos ao final da COLAB#10, uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde documentamos o processo criativo da dupla de diretores Chico & Mosca, responsáveis pela criação do teaser do 35º Panorama da Arte Brasileira.

Durante semanas de intensos debates e encontros marcantes, realizamos 12 RE-INSPIRAÇÕES, nossos textos que refletem as temáticas que foram surgindo ao longo desse processo. Veja todas elas aqui!

1 O PAPEL DO MONTADOR

O papel do montador mudou muito ao longo da história do cinema. Dos processos mecânicos aos processos digitais, a missão do montador audiovisual segue a mesma: Dar vida aos blocos de realidade capturados durante o processo de filmagem.

2 DUPLAS DE DIRETORES

A figura do diretor é comumente confundida com a do gênio centralizador e autoritário.

Recentemente, temos nos deparado com o fenômeno de filmes dirigidos em duplas ou coletivos, desconstruindo ou reformulando esse conceito tão arraigado na cultura cinematográfica.

Separamos alguns exemplos e procuramos entender como esse trabalho tão particular, pode ser compartilhado.

3 QUANDO A ARTE CHOCA

Em cada época, os artistas encontram novos ideais a serem celebrados e exprimidos, criando novas maneiras de expressá-los. Esse trajeto é conhecido como História da Arte e, de tempos em tempos, encontra trechos tempestuosos ou pontes prematuras, que provocam, com coragem, saltos inesperados em seu percurso.

Conheça os momentos quando a arte choca e é questionada de forma mordaz pelo seu espectador.

4 CINCO DOCUMENTÁRIOS SENSORIAIS

Se o documentário tradicional lança mão de artifícios como a mediação de um entrevistador para possibilitar um vislumbre da ‘verdade’, os documentários sensoriais arremessam seus espectadores em um universo pleno de matéria: som e imagens que, em confluência, transmitem a experiência subjetiva do indivíduo.

5 CURAR ATRAVÉS DA ARTE

O curador artístico possui o papel de mediador cultural e um compromisso educacional com a sociedade. É através de suas escolhas que nasce uma nova percepção da produção do recorte selecionado.

O curador do 35˚ Panorama da Arte Brasileira, Luiz Camillo Osório, falou com a gente sobre a sua ocupação como curador: suas atribuições, tarefas, desafios e cuidados. Conheça mais sobre a função!

6 EXPOSIÇÕES DE ARTE URGENTE

As bienais de arte foram uma maneira dos museus darem conta da produção artística contemporânea, mantendo seu espaço constantemente atualizado. O modelo criado pela Bienal de Veneza foi importado para a América Latina, iniciando espaços como a Bienal de Arte de SP e o Panorama da Arte Brasileira.

A urgência da arte ser uma resposta para os dilemas do mundo moderno criou outros modelos de produção e exibição, conheça-os na nossa RE-INSPIRAÇÃO.

7 A IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR PROCESSOS CRIATIVOS

A documentação da arte, enquanto atividade fundamental da espécie humana, muitas vezes se limita a ser uma reconstrução histórica. Somente no presente temos a possibilidade de registrar o processo criativo.

Tal proposição, arriscada em sua essencial, é a proposta do ATRAVES\\: registrar a arte no momento anterior ao seu nascimento, quando nada mais é do que uma intenção mergulhada na subjetividade do artista, quando ainda é rascunho e processo.

8 DOCUMENTARISTAS EM BUSCA DA VERDADE

A busca pela verdade exige a reflexão e o questionamento por parte dos cineastas, a fim de compreender os mecanismos e métodos que não mais correspondem aos seus anseios na investigação do real.

Conheça um pouco dos processos de dois documentaristas fundamentais para o cinema brasileiro: João Moreira Salles e Eduardo Coutinho.

9 SETE DOCUMENTÁRIOS INSPIRADORES SOBRE PROCESSOS CRIATIVOS

A possibilidade de observar um artista em sua batalha para tornar possível dar vida à sua visão subjetiva em uma realidade é capaz de impulsionar um profundo impacto no espectador.

Selecionamos 7 documentários que registram o trabalho de grandes artistas, seu modo de ver o mundo e de criar o seu próprio.

10 OITICICA E O ESQUEMA GERAL DA NOVA OBJETIVIDADE

A mostra Nova Objetividade Brasileira ocorreu no MAM- RJ em 1967, reunindo artistas brasileiros de diferentes vertentes. Conheça os seis parâmetros que delineiam o estado típico da vanguarda brasileira, atravessando décadas e desembocando na produção contemporânea.

11 BRASIL, ENTRE SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO

Entre uma profusão de diferentes origens (ameríndia, africana e europeia), que mais parecem ser excludentes e contraditórias entre si do que unificadoras, o Brasil mantém-se no impasse entre ‘subtração’ e ‘multiplicação’.

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG