forma, conteúdo, teatro

O teatro é uma das expressões artísticas mais antigas, tendo seu início em danças religiosas das primeiras sociedades. Era uma triangulação cênica do divino com o palco, onde a plateia e os atores compartilhavam do mesmo transe. O diálogo com o mundo e os homens foi se modificando com o tempo. Guerras, crises, ideologias e tecnologias reinventaram a arte teatral para enfim fazer do público parte da peça.

Teatro Grego

A confirmação sobre como o formato dos espetáculos mudou é evidente. O palco alongou-se e suas beiradas estão no hall de entrada do teatro e não mais confinadas aos assentos da primeira fila, como é o caso da peça A alma boa de Setsuan de Bertold Brecht encenada por Denise Fraga e com a direção de Marco Antônio Braz e adaptação de Marcos Cesana.

Bertold Brecht, Nelson Rodrigues e Eugène Ionesco são alguns dos percussores destas novas perspectivas do teatro. Mas nenhum pode prever que viveríamos em uma época onde forma e conteúdo estivessem tão apartados, e que a abstração tomaria mais espaço que a concretização.

Um exemplo são as produções e perfomances de Alexandra Bachzetsis, especialmente da sua série Best Of . Dentro de um museu, performistas pediam para os visitantes trocarem de roupa com eles. O movimento começou tímido e foi se alastrando. As pessoas começaram a trocar de blusas e calças como se trocam sorrisos até o momento onde não era possível encontrar as peças das quais estavam originalmente no corpo. É a perda total da forma pelo conteúdo, onde a ideia de indivíduo e intimidade é posta em xeque por uma proposta que se utiliza de movimentos abstratos.

É cada vez mais comum nas artes estas substituições e ponderações. Mas até que ponto as barreiras da forma poderão ser quebradas antes que a própria noção de individuo se perca?

Alexandra Bachzetsis – BMW Tate Live: Performance Room

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

OUTRAS DO BLOG