companhia do latão, teatro dialético

Fundado há mais de 20 anos, a Cia. do Latão é uma das mais importantes trincheiras da resistência artística em São Paulo.

Comandada desde seu surgimento pelo dramaturgo Sérgio de Carvalho, a C0mpanhia conta com um núcleo fixo de atores, das quais Helena Albergaria e Ney Piacentini fazem parte, enquanto há uma renovação constante do restante do elenco em suas montagens.

O grupo se uniu inspirados pelo ensaio “A compra do latão” do dramaturgo alemão Bertold Brecht e iniciou sua trajetória propondo uma atuação e dramaturgia dialética e profundos reflexos políticos. A luta de classes e o mundo do trabalho são algumas das temáticas trabalhadas em diversas das montagens realizadas pelo grupo, como O Pão e a Pedra, O Patrão Cordial e A Ópera dos Vivos.

“Todo trabalho estético também deve ser político e ético. Acreditamos num teatro que é feito como possibilidade de alteridade, de estabelecer diálogo, mas isso depende de nos abrirmos, de nos colocarmos no lugar do outro de modo concreto.”

Essas palavras de Sérgio de Carvalho diz muito sobre o trabalho da Cia. e sua vontade de buscar uma relação potente com o público: tanto emocionando-o quanto propondo reflexões críticas do social. Atualmente, a Cia. está em cartaz no Rio de Janeiro. Vá conferir!

Serviço — “Lugar nenhum”

Onde: CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 (3808-2020).

Quando: Estreia dia 27/6. Qua. a dom., às 19h30m. Até 6/8.

Quanto: R$ 20.

Classificação etária: 16 anos.

 

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG