brakhage

O cineasta Stan Brakhage (1933-2003) marcou profundamente a história do cinema experimental.

O americano avançou por um caminho ousado e experimental, criando cerca de 400 filmes que expandiram os limites do vanguardismo cinematográfico através do uso inovador da película cinematográfica.

Um exemplo desse uso está em seu filme mais famoso, Mothlight (1963), em que realizou intervenções diretas na película, incorporando matérias vivas diversas, desde folhas até pequenos insetos, obtendo como resultado um conjunto orgânico e vivo entre diferentes matérias.

Seus filmes ambicionavam criar uma imagem primeira e anterior do mundo, quase como um bebê dentro da barriga de sua mãe. Esse vinculo estabelecido quase que subjetivamente entre a imagem e uma história potencializa seu impacto no espectador.

Impressiona o resultado obtido no filme The Dante Quartet (1987), uma adaptação da Divina Comédia, livro fundamental de Dante Alighieri, quando utilizou tintas diretamente na película para criar imagens sutis e sugestivas do texto.

Além de seu trabalho como cineasta, Brakhage expressou seu amor pelo cinema também atuando como professor universitário e seu cometimento com sua arte cinematográfica e semi artesanal pouco lhe rendeu financeiramente. Restaram seus filmes, pouco acessíveis e revolucionários até os dias de hoje.

 

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download