arte moderna no brasil

O termo Arte Moderna refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX.

Neste estilo, nota-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, da velocidade, fotografia, cinema, avião, e do estudo da mente, entre outros fatores que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes na sociedade da época.

No Brasil, o modernismo tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna de 22, realizada em São Paulo.

A exposição é uma proclamação de independência em relação às artes tradicionais, calcadas no figuralismo realista, afirmando a produção modernista e a independência cultural do Brasil. A exploração de um sentimento nacionalista é um dos pilares do modernismo brasileiro.

Suas expressões são múltiplas e reverberam por diversos caminhos. Seus maiores expoentes são: Heitor Villa-Lobos na música; Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura.

Os estudiosos tendem a considerar o período de 1922 a 1930, como a fase em que se evidencia um compromisso primeiro dos artistas com a renovação estética, beneficiada pelo contato estreito com as vanguardas européias (cubismo, futurismo, surrealismo etc.).

 

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG