arte do invisível

Por muitas vezes, a peça artistíca é uma criação proveniente do imaginário do artista: da intimidade do subjetivo, materializam-se as obras.

Outro caminho trilhado, por vezes, é a arte que surge de um olhar observador ao intimo que é invisível (ou melhor, imperceptível) aos nossos olhos. Entre diversos casos, encontra-se a macrofotografia.

Possibilitada pelo avanço técnico dos jogos de lentes e equipamentos fotográficos, a macrofotografia é a técnica que possibilita a observação dos pequenos elementos do mundo e da natureza que, aos olhos nus, seriam facilmente despercebidos e negligenciados. Essa técnica, para além de um olhar científico e didático, também pode se tornar uma representação poética, artística e sensível do mundo invisível.

A invisibilidade, nesse caso, é superada pela capacidade de um super olhar para o mundo.

Outra interpretação possível para a ideia de invisibilidade pode ser encontrado no trabalho do performer chinês Liu Bolin. Ele se especializou em uma técnica de pintura que, tal qual um camaleão, permite o artista a se fundir com ambientes diversos, como escadas rolantes, prateleiras de supermercados e bancas de jornais. Esses elementos do universo do consumo parece trazer uma crítica para a dissolução do sujeito frente a uma intensa cultura capitalista.

A invisibilidade, nesse caso, aplica-se no sentido oposto: é a dissolução que revela aspectos discretos da nossa sociedade.

Em ambos os casos, encontramos a função fundamental da arte: jogar luz para os aspectos que permanecem subterrâneos à nossa percepção e cabe, ao artista, torná-los visíveis aos olhos de seus pares. Seja escondendo, seja mostrando, criar um novo olhar para a realidade.

para saber mais:

OUTRAS DO BLOG

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course