.: AR :. Video arte

por Maurício Pisani

“O fazer artístico não é um lugar seguro. É erro, bobagem, confusão…”  

Foi a partir desse pensamento que o fotógrafo e videomaker Mauricio Pisani relaxou. Ele estava se sentindo um pouco estranho desde que havia entrado no espaço físico do Através para registrar Marise Hansen compondo seu texto poético sobre a primeira onda. Como se, por saber que também estava sendo filmado, seu corpo tivesse se empertigado automaticamente, numa espécie de pose ou atuação. O efeito de ter uma câmera apontada para si ainda causa desconforto, mesmo em tempos como os nossos, onde apontamos nossas onipresentes câmeras para tudo, a todo instante.

.: AR :.  VIDEO ARTE

 Percebeu a desdita, recalculou rota e pôs-se a trabalhar. Por mais que a inspiração para seu trabalho partisse de uma poesia que seria composta naquele momento, o espaço já estava dado. De modo que, antes mesmo de conhecer a poeta, sua cabeça já fermentava com um zilhão de ideias. No contato direto, Marise se mostrou aberta à colaboração e generosa, no sentido de permitir que o video-artista estivesse muito próximo dela a todo instante, captando até mesmo as pequeninas mudanças de expressão facial: lábios franzidos quando em descontentamento com o que escrevia, mas também sorrisinhos de canto de boca quando sentia que o texto fluía por um caminho que lhe agradava. Procurava detalhes interessantes: havia despido-se do sentimento de pressão e de qualquer vaidade.

“O espaço é impossível de ignorar”

trecho da projeção no ATRAVES.TV

O branco. O cheiro de borracha. A bexiga preta. Ficou pensando em qual formato ou linguagem utilizaria para traduzir aquelas sensações… o espaço estava ali para ser usado e a opção do vídeo-artista foi aproveitá-lo ao máximo. Nos dias seguintes ao registro do processo de criação do poema, que recebeu o nome de “Abro os olhos, branco”, Maurício convidou alguns poetas e performers para desenvolver leituras, performances e interpretações rítmicas no Através, completando sua visão sobre o processo criativo de Marise Hansen.

Os Colaboradores

Abaixo, as contribuições de Daniel Minchoni, Anna Zêpa, Amanda Lioli e Mirelle Martins para as duas vídeo-artes feitas por Maurício Pisani a partir do poema de Marise Hansen.

ONDA

RE-INSPIRAÇÃO

COMPARTILHE

One response

Comments are closed.